Você sabe dizer “não”? Entenda como isso pode afetar o seu bem-estar!

Falar “sim” para tudo pode até parecer uma atitude cordial. Porém, danos emocionais podem lhe afetar caso você não saiba dizer não.

- (Foto: iSotck/Getty Images)

Você já parou pra pensar como seriam as coisas se dissesse “sim” pra tudo? Aceitar todos os convites para sair, não negar a prestação de favores, trabalhar excessivamente… Tudo isso pode ser muito prejudicial e acabar acarretando em alguns problemas que poderiam ser evitados. “Quando não se sabe dizer “não”, você está concordando com a maneira do outro, isto é, não dá limites e não mostra o quão aquilo pode ser negativo para você. Precisamos deixar de criar uma barreira para o ‘não’, fazendo com que ele seja respeitado de maneira conscientizada”, aconselha a psicóloga Letícia Guedes.

Mente equilibrada

Dizer apenas “sim” não é questão de ser educado ou passar a impressão constante de agradabilidade. Muito pelo contrário: o equilíbrio emocional depende, muitas vezes, da capacidade de saber mediar tudo aquilo que lhe faz bem ou não. Por exemplo, aceitar um convite para sair pode ser ótimo. Afinal, conhecer gente nova e passar um tempo divertido com as pessoas que mais se gosta é superlegal. Em contrapartida, o outro pode ter tido uma semana difícil e necessitar de um tempo só seu, seja para tomar um relaxante banho quente ou fazer a leitura de um bom livro. Pode até parecer um “tempo perdido”, mas colocar a mente no lugar dedicando um momento para si próprio é uma excelente – e necessária – ideia.

Outra situação é quando costumam oferecer rifas ou algum tipo de produto em seu ambiente de trabalho ou familiar. Imediatamente, algumas pessoas podem até se lembrar do orçamento apertado daquele mês ou que ainda devem por outro produto que também compraram por educação. Mas o “sim” sempre acaba vencendo: seja por medo de causar mágoas, prestar ajuda ou qualquer outro motivo, a vontade do outro prevalece. Mas você sabe até que ponto esse tipo de atitude é normal?

Autoestima prejudicada

A dificuldade em negar favores pode ser uma questão muito mais profunda do que se imagina: um problema com a própria autoestima. Afinal, para compensar a insatisfação com a aparência, o indivíduo pode tentar passar a imagem de uma pessoa compreensiva, boazinha e prestativa ao extremo. Os resultados são uma rotina atribulada, sentimentos confusos e falta de realização pessoal. É como uma bola de neve: quanto mais as pessoas pedem, mais a outra atende aos seus pedidos como maneira de não causar nenhuma decepção.

O que essa pessoa não sabe, na verdade, é que está passando a impressão inversa. O indivíduo que abusa da boa vontade alheia fica com a ideia de que essa pessoa que não sabe dizer “não” é insegura, manipulável e até mesmo carente. Além disso, por trás dessas impressões, podem se esconder más intenções. Quem vive pedindo favores pode estar se aproveitando e gastando o tempo dele com atividades agradáveis, enquanto outra pessoa se ocupa com suas obrigações.

LEIA TAMBÉM

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência