Connect with us

O que você está procurando?

Falar “sim” para tudo pode até parecer uma atitude cordial. Porém, danos emocionais podem lhe afetar caso você não saiba dizer não.
- (Foto: iSotck/Getty Images)

Você sabe dizer “não”? Entenda como isso pode afetar o seu bem-estar!

Falar “sim” para tudo pode até parecer uma atitude cordial. Porém, danos emocionais podem lhe afetar caso você não saiba dizer não.

Você já parou pra pensar como seriam as coisas se dissesse “sim” pra tudo? Aceitar todos os convites para sair, não negar a prestação de favores, trabalhar excessivamente… Tudo isso pode ser muito prejudicial e acabar acarretando em alguns problemas que poderiam ser evitados. “Quando não se sabe dizer “não”, você está concordando com a maneira do outro, isto é, não dá limites e não mostra o quão aquilo pode ser negativo para você. Precisamos deixar de criar uma barreira para o ‘não’, fazendo com que ele seja respeitado de maneira conscientizada”, aconselha a psicóloga Letícia Guedes.

Mente equilibrada

Dizer apenas “sim” não é questão de ser educado ou passar a impressão constante de agradabilidade. Muito pelo contrário: o equilíbrio emocional depende, muitas vezes, da capacidade de saber mediar tudo aquilo que lhe faz bem ou não. Por exemplo, aceitar um convite para sair pode ser ótimo. Afinal, conhecer gente nova e passar um tempo divertido com as pessoas que mais se gosta é superlegal. Em contrapartida, o outro pode ter tido uma semana difícil e necessitar de um tempo só seu, seja para tomar um relaxante banho quente ou fazer a leitura de um bom livro. Pode até parecer um “tempo perdido”, mas colocar a mente no lugar dedicando um momento para si próprio é uma excelente – e necessária – ideia.

Outra situação é quando costumam oferecer rifas ou algum tipo de produto em seu ambiente de trabalho ou familiar. Imediatamente, algumas pessoas podem até se lembrar do orçamento apertado daquele mês ou que ainda devem por outro produto que também compraram por educação. Mas o “sim” sempre acaba vencendo: seja por medo de causar mágoas, prestar ajuda ou qualquer outro motivo, a vontade do outro prevalece. Mas você sabe até que ponto esse tipo de atitude é normal?

Autoestima prejudicada

A dificuldade em negar favores pode ser uma questão muito mais profunda do que se imagina: um problema com a própria autoestima. Afinal, para compensar a insatisfação com a aparência, o indivíduo pode tentar passar a imagem de uma pessoa compreensiva, boazinha e prestativa ao extremo. Os resultados são uma rotina atribulada, sentimentos confusos e falta de realização pessoal. É como uma bola de neve: quanto mais as pessoas pedem, mais a outra atende aos seus pedidos como maneira de não causar nenhuma decepção.

O que essa pessoa não sabe, na verdade, é que está passando a impressão inversa. O indivíduo que abusa da boa vontade alheia fica com a ideia de que essa pessoa que não sabe dizer “não” é insegura, manipulável e até mesmo carente. Além disso, por trás dessas impressões, podem se esconder más intenções. Quem vive pedindo favores pode estar se aproveitando e gastando o tempo dele com atividades agradáveis, enquanto outra pessoa se ocupa com suas obrigações.

LEIA TAMBÉM

Advertisement

Entretenimento

Nessa lista, separamos os barracos mais inesquecíveis que já passaram pelas emissoras brasileiras. Vale a pena dar uma conferida!

Moda & Beleza

Conheça o tom que dominou o mundo da moda, agora na maquiagem.Veja 15 inspirações de make rose gold e não fique de fora dessa trend!

Moda & Beleza

Tire todas as suas dúvidas sobre os métodos de depilação, escolha o método mais adequado para você e alcance aquela pele lisinha dos sonhos!

Moda & Beleza

Confira um guia completo de vários tipos de procedimento estético, ótimas opções no combate a essas imperfeições que podem te ajudar a ficar ainda mais linda

Geral

Confira truques e técnicas de um visagista para você corrigir suas madeixas quando o corte de cabelo não ficar como o esperado

Estilo de vida

A motivação é essencial na hora de superar uma crise financeira. E para estar sempre motivado, confira nossa lista de atitudes que irão ajudar!

Estilo de vida

A nutricionista Mariana Munhoz elaborou um cardápio com suco verde para emagrecer e tomar em jejum, meia hora antes do café da manhã, e combinou-o com refeições levinhas e equilibradas, para ajudar você a detonar as gordurinhas. Confira!

Estilo de vida

A fórmula potente foi criada no Vale do Silício, por um investidor em tecnologia. Originalmente, o café era misturado com manteiga de coco, para intensificar ao máximo o nível de energia e concentração dos funcionários. Passado algum tempo, o café com óleo de coco se mostrou eficaz também na redução de peso. Leia mais!