Connect with us

O que você está procurando?

Pesquisa recente mostrou que dispositivos digitais, como celulares, computadoras, entre outros, realmente atrapalham as crianças no dever de casa.
- Foto: Shutterstock

Mais tempo em dispositivos digitais: menos chances de fazer lição de casa

Pesquisa recente mostrou que dispositivos digitais, como celulares, computadoras, entre outros, realmente atrapalham as crianças no dever de casa.

Volta às aulas significa encarar novamente as obrigações com os estudos. Afinal tarefas, trabalhos e provas requerem um tempo da rotina, não é mesmo? Porém, um grande vilão pode atrapalhar: o vício em dispositivos digitais. Eles acabam ocupando bastante tempo dos estudantes. Inclusive, uma pesquisa descobriu a relação entre o tempo gasto assistindo TV, jogando videogame ou usando smartphone e tablet e as chances de uma criança não terminar o dever de casa.

 

criança estudando

Foto: Shutterstock

 

Crianças que passam de duas a quatro horas por dia usando dispositivos digitais, sem contar o uso escolar, têm 23% menos chances de sempre ou geralmente não terminar a lição de casa, em comparação com as crianças que passam menos de duas horas consumindo mídia digital. Para realizar o estudo, os pediatras da Brown University School of Public Health analisaram o uso das mídias digitais pelas crianças para entender melhor como ele se relaciona com o bem-estar positivo, que pode ser medido por comportamentos e características, incluindo diligência, a conclusão de tarefas e relacionamentos interpessoais.

 

Os pesquisadores descobriram que 31% dos entrevistados estavam expostos a menos de duas horas de mídias digitais, incluindo assistir televisão, usar computadores, jogar videogame, usar tablets e smartphones ou usar outros dispositivos para outros fins que não o trabalho escolar por dia. “Para cada duas horas adicionais de uso de mídia digital combinada, por dia, houve uma diminuição estatisticamente significativa na probabilidade de sempre ou geralmente não completar o dever de casa”, afirma o pediatra e homeopata Moises Chencinski. Crianças que passavam de quatro a seis horas usando mídias digitais apresentavam 49% menos chances de nunca terminar sua lição de casa.

 

menina usando o computador

Foto: iStock.com/Getty Images

Outras consequências…

Os autores também encontraram uma relação semelhante entre a exposição à mídia digital e outras ações medidas na infância, como completar tarefas que são iniciadas, mostrar interesse em aprender coisas novas e manter a calma quando confrontado com desafios. Moises Chencinski destaca que é importante que pais compreendam que, quando seus filhos estão expostos às várias formas diferentes de mídia digital, a exposição combinada total está associada a diminuições em uma variedade de medidas de bem-estar.  O interesse em aprender coisas novas e manter a calma quando desafiado ficam comprometidos.

Consultoria Moises Chencinski, pediatra e homeopata 

Leia também: 

Advertisement

Estilo de vida

Se você está pensando em adotar um cãozinho ou se já tem um e está passando apuros com ele, confira 5 dicas para melhorar a qualidade de vida de vocês dois!

Estilo de vida

As vidas de 100 mulheres incríveis são contadas no livro "Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes". Saiba mais sobre o livro infantil!

Estilo de vida

Com paciência e criatividade incentive o seu filho a comer melhor e ter uma vida saudável. Confira 5 dicas simples para atrair a atenção das crianças!

Estilo de vida

Conheça a trajetória e confira as dicas de Graziela Garcia, que hoje fatura alto produzindo mais de 15 mil pães de mel por mês e vendendo até para artistas!

Estilo de vida

Está pensando em casar mas ainda não decidiu nada? Já conhece as novas tendências para casamento que estão rolando? Clica aqui e vai se inspirando!

Estilo de vida

Contar com a presença dos bichinhos de estimação no casamento pode ser algo muito especial; difícil mesmo é resistir ao charme dessas fofurinhas. Vem ver!

Estilo de vida

Conheça os benefícios do ômega 3 e quais alimentos são fonte dessa gordura que ainda auxilia a dieta, na perda de peso e no combate a obesidade!

Mundo místico

Se está passando por dificuldades, conte com a ajuda de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e suas orações para superar os problemas e se proteger.