Dicas para voltar ao mercado de trabalho

Está desempregada? Siga essas dicas e encontre um trabalho já!

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 02/09/2016 às 13:11
Atualizado às 13:16

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Com a crise econômica, muitas pessoas vêm perdendo seus empregos, e as consequências para quem passa por essa situação podem ser desastrosas. A psicóloga comportamental Maria Aparecida das Neves dá dicas para você superar o desemprego e voltar ao mercado de trabalho!

mulher subindo degraus com uma pasta na mão

Foto: Shutterstock.com

Superando as frustrações

Passar pelas frustrações e a ansiedade de quando se está desempregada é um dos desafios mais difíceis, mas são sentimentos que precisam ser enfrentados para que possa voltar ao mercado de trabalho. “A pessoa que está sem emprego deve ter em mente que seu objetivo maior é buscar outra ocupação e que a diminuição da autoestima, a angústia, o desânimo e o desespero podem dificultar o processo. É preciso tentar usar a razão”, explica.

Foco nas prioridades

Estabelecer o que é prioridade na volta ao mercado de trabalho, como enumerar quais empresas você gostaria de trabalhar e preparar-se para uma possível vaga, são decisões que ajudam na busca por um novo emprego. “A pessoa precisa definir algumas prioridades, focando no que ela busca, como por exemplo, definir em que local quer trabalhar, qual área de atuação e o que deseja do emprego novo, são pontos que ajudam a determinar o objetivo”, ensina.

Apoio em casa

A ajuda da família é essencial para quem precisa se recolocar. “Se a pessoa é casada, tem filho, família para sustentar, sente uma pressão muito grande para voltar a trabalhar. Isso gera estresse e uma crise de ansiedade generalizada. Portanto, o apoio dos familiares é muito importante”, aponta Maria Aparecida.

VEJA TAMBÉM:
7 simpatias infalíveis pra sair do desemprego
8 orações para São José abençoar seu trabalho e te ajudar a conseguir emprego
Como encontrar emprego nas redes sociais

7 dicas práticas para voltar à ativa

1.Faça uma lista com as empresas em que deseja trabalhar e encontre-as no LinkedIn, uma rede social de negócios (www.linkedin.com). Prepare, também, uma lista de objetivos para não perder o foco.

2. Dê uma valorizada na sua qualificação, fazendo cursos e participando de palestras e workshops.

3. Assine e leia publicações ligadas ao mercado no qual pretende atuar: valem blogs, revistas ou jornais especializados. Procure ao menos uma publicação estrangeira, que possa dar um panorama do mercado no exterior também.

4. Dedique-se a aprender uma nova habilidade: há muitos tutoriais on-line que ensinam a usar novos softwares ou técnicas.

5. Pratique para futuras entrevistas. Treine com alguém da família ou com um amigo. Peça para que a pessoa faça perguntas que podem aparecer na entrevista e ensaie suas respostas.

6. Atualize seus perfis nas redes sociais, dando atenção especial ao LinkedIn.

7. Caso receba o contato para uma entrevista, pesquise sobre a empresa. Chegar bem preparado para a conversa vai aumentar as suas chances.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.