Limpeza geral: a couve conserva nutrientes que fazem efeito detox no organismo

Saiba mais sobre o efeito detox da couve e de outras frutas verduras e chás que também beneficiam a saúde, eliminando alguns quilinhos

None
Além do couve, é possível adicionar limão ao suco e potencializar o efeito. Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 22/02/2017 às 12:24
Atualizado às 13:30

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O termo detox agrada, principalmente, quem deseja perder alguns quilos, eliminar o inchaço ou proteger o corpo contra doenças. O organismo recebe algumas substâncias que são consideradas como toxinas e, quando estão em excesso, podem causar danos à saúde. Quer dar um fim a esse problema? Veja como a couve pode ajudar você na tarefa de fazer uma faxina no organismo!

suco detox com frutas

Além do couve, é possível adicionar limão ao suco e potencializar o efeito. Foto: Shutterstock

Para eliminar as toxinas, nada melhor do que uma bela limpeza, não é? É assim que os alimentos detox agem: fazendo um limpa no organismo, pois ele ajuda as células a eliminarem as impurezas, especialmente as do fígado, órgão que atua no processo de desintoxicação. É aí que a couve entra!

Limpa tudo!

O responsável pelo poder desintoxicante da couve é o glicosinolato, um fitoquímico que age eliminando as toxinas que ficam nas células de gordura. Além dele, outros dois elementos também são poderosos nessa função: os indois e isotiocianatos. “Esses compostos apresentam como mecanismo de ação a prevenção de danos oxidativos do DNA pela ação antioxidante”, esclarece a nutricionista Patrícia Cruz. Ou seja: eles protegem as células da ação dos radicais livres, evitando que elas envelheçam

Mais aliados

Além da couve, outros alimentos são poderosos quando o assunto é limpeza do organismo. Eles dão aquele empurrãozinho para quem deseja perder alguns quilos. Confira!

  • Mamão: tem poder laxativo e melhora o trânsito intestinal. Para potencializar seus efeitos, consuma com sementes, como linhaça e chia.
  • Melancia: cerca de 90% da fruta é composta por água. Ela hidrata o corpo e combate o inchaço, graças ao seu poder diurético.
    melancia

    Combinar a couve com melancia é uma boa sugestão. A fruta tem efeito diurético. Foto: Shutterstock

  • Abacaxi: ele contém bromelina, que é uma mistura de enzimas que desdobram as proteínas, facilitando a digestão e inibindo a fome.
  • Alface: rico em fibras e água, melhora o funcionamento do intestino. O potássio, também presente na folha, o transforma em um diurético natural, colaborando, também, para a eliminação de líquido do corpo.
  • Chá de cavalinha: tem poder diurético e combate a retenção de líquidos.

Consultoria: Patrícia Cruz, nutricionista

Texto: Redação Alto Astral

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.