10 passos para manter as lembranças por mais tempo

As nossas lembranças são um dos maiores tesouros que podemos guardar. Veja como treinar sua memorização e acabar de vez com o esquecimento!

- FOTO: Shutterstock Images

Nem todos os esquecimentos significam que você sofre de algum distúrbio mental. Suas lembranças podem estar sendo afetadas pela simples falta de treino. Pois, assim, como qualquer habilidade, a memorização pode “enferrujar” se não for estimulada frequentemente.

Abaixo, confira algumas dicas para você reforçar suas melhores lembranças:

Treine suas lembranças!

1. Abandone os vícios
Se você não fuma ou bebe, é melhor nem começar. Já para quem possui esses hábitos, é preciso revê-los. Por exemplo, o álcool a longo prazo pode levar à deterioração do cérebro, prejudicando as funções cognitivas. O cigarro, por sua vez, também pode prejudicar o funcionamento do órgão.

2. Reviva boas lembranças
As memórias boas sobrepõem-se às ruins, sendo fixadas mais facilmente. Assim, reúnas os amigos, os familiares e reaviva as suas boas lembranças.

3. Durma
Uma boa noite de sono é responsável pelo bom funcionamento cerebral. Assim, ter cerca de 8 horas diárias de sono por noite pode ajudar na melhoria da memória.

4. Aposte na acupuntura
A técnica consiste na aplicação de pequenas agulhas em diversos pontos do corpo, responsáveis por recuperar o organismo de danos tanto físicos quanto psicológicos. Assim, o método pode estimular várias regiões do cérebro, inclusive a responsável pela memória.

5. Tire um tempo para si
A sobrecarga da rotina do dia a dia deixa o organismo esgotado, perdendo a eficiência. Dessa forma, sempre que os dias de trabalhos pesarem, tire um tempo para espairecer. Essa atitude pode fazer toda a diferença quando o assunto é saúde do corpo e da mente.

mulher pensando - lembranças

FOTO: Shutterstock Images

6. Aposte nos livros!
Sabe aqueles livros que estão juntando pó na sua prateleira? Que tal tirá-los de lá e se aventurar pelas páginas? Além de ser uma prática saudável, por meio da leitura é possível conhecer vários lugares sem sair de casa. Além disso, essa atitude ajuda a exercitar o cérebro, facilitando a memorização.

7. Ensine alguém
Quando o desejo é memorizar alguma coisa (o conteúdo de uma disciplina, por exemplo), ensinar a outras pessoas pode ajudar você a alcançar esse objetivo.

8. Faça gravações
Caso você tenha coisas importantes a lembrar, que tal gravar essas informações? Enquanto você desempenha outras tarefas, você pode ouvir a sua gravação sem ter que dedicar um tempo exclusivo para isso.

9. Faça intervalos
Para que a memorização seja bem-sucedida, é necessário fazer intervalos para descansar a mente. Dessa forma, qualquer assunto pode ser assimilado com clareza.

10. Defina uma rotina
Caso você esteja estudando, dedique pelo menos uma hora do seu dia para rever o conteúdo passado. Assim, fica fácil memorizar e aprender mais rápido.

 

Saiba mais!

Brócolis ajuda a preservar a memória

Saiba como estimular o cérebro e proteger a memória

Desenvolva seu raciocínio com algumas dicas

 

Texto: Paula Santana – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência