Brócolis ajuda a preservar a memória

Para favorecer o cérebro, é preciso apostar em uma alimentação especial, como o brócolis, que contém propriedades que turbinam a memória!

None
FOTO: Istock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 01/08/2016 às 10:19
Atualizado às 21:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O brócolis é fonte de vitamina B3, que participa da manutenção de hormônios que regulam a memória. Também contém cálcio, importante para a formação do óxido nítrico, um gás que possui ação vasodilatadora e beneficia o funcionamento do sistema nervoso”, revela a nutricionista Elaine Pádua. E esse funcionamento é beneficiado pelo consumo do legume já no comecinho da vida, por conter mais uma vitamina do mesmo complexo: a B9, mais conhecida como ácido fólico.

Tigela de madeira de brócolis

FOTO: Istock.com/Getty Images

Brócolis ajuda na gestação

“O ácido fólico é essencial durante a gestação e a lactação. Sua deficiência nesse período está relacionada a defeitos no tubo neural, além de malformações cardíacas no feto”, diz a nutricionista Ariane Pereira. Ou seja, a vitamina é fundamental para o desenvolvimento saudável do bebê, em especial do seu sistema nervoso. O ideal é que mulheres que planejam engravidar consultem um médico antes, para modificações na dieta, de forma a suprir a necessidade do nutriente.

Saiba mais

Alzheimer: 5 verdades sobre a doença

Exercício físico estimula o cérebro

5 curiosidades sobre o cérebro

Até a velhice

Um estudo publicado na revista científica Neurology, da Academia Americana de Neurologia, sugere que o brócolis ajuda a retardar a degeneração cognitiva no cérebro de idosos, reservando a memória, o raciocínio e a capacidade de diálogo. Isso porque o vegetal também é  rico em vitamina E, nutriente que protege as células contra os efeitos do envelhecimento.

Outra pesquisa, realizada na University of Dundee, na Escócia, afirma que o brócolis pode ser um aliado na prevenção do Alzheimer, pois possui sulforafano, um poderoso antioxidante que protege os neurônios.

Texto Marisa Sei/Colaboradora

Consultoria: Elaine Pádua e Ariane Pereira, nutricionistas

ASSINE NOSSA NEWSLETTER