Connect with us

O que você está procurando?

Há muitos mitos que envolvem a psicopatia. Mas quando se fala em uma cura para o transtorno, o que a ciência tem a dizer sobre isso? Descubra!
- Foto: Shutterstock.com

Psicopatia: existe uma cura para o transtorno?

Há muitos mitos que envolvem a psicopatia. Mas quando se fala em uma cura para o transtorno, o que a ciência tem a dizer sobre isso? Descubra!

De acordo com a ciência, não é possível curar a psicopatia. “Os tratamentos não alcançam bons resultados. É frustrante, pois não há como mudar a maneira dessa pessoa ver e sentir o mundo”, explica Vânia Calazans, psicóloga e hipnoterapeuta cognitiva.

O neurologista Martin Portner completa: “A retirada do convívio com as demais pessoas persiste sendo a única forma para fazer com que sua tendência inata à violência seja contida intramuros. Em psicopatas não assassinos, essa violência é canalizada pelo indivíduo para causar sofrimento aos demais, como colaboradores hierarquicamente inferiores no ambiente de trabalho, colegas de profissão ou pessoas da família”.

mulher nervosa maos cabeca psicopatia

Foto: Shutterstock.com

Isso porque, diferentemente do que o senso comum prevê, a maioria dos psicopatas não mata, tudo vai depender do grau de psicopatia do indivíduo. Quando leve e moderada, até passam despercebidos no ambiente social, mas, ao mesmo tempo em que encantam com sua fala delicada, são frios, mentirosos e manipuladores.

“O traço mais forte do indivíduo com personalidade antissocial é a absoluta falta de remorso em fazer mal a alguém, o que não significa que ele queira fazer mal a alguém. Ele pode ser inteligente, um bom médico, um excelente advogado, um presidente de um país, um psicólogo ou exercer qualquer outra profissão, contudo, algumas parecem atraí-lo mais do que outras”, explica Bayard Galvão, psicólogo clínico e especialista em hipnose.

No caso de tais desvios presentes em crianças, a analista junguiana Cristianne Vilaça alerta que nem sempre existem sinais claros de psicopatias ou perversões. “Contudo, se a criança apresenta algum comportamento que costuma fugir do convencional, ou seja, se ela se mostra indiferente ao sofrimento de outros seres ou até mesmo venha a provocar algum tipo de sofrimento de modo proposital, é bom estar atento”, defende.

LEIA TAMBÉM

Texto e entrevistas: Carolina Firmino – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Consultorias: Bayard Galvão, psicólogo clínico, especialista em hipnose e presidente do Instituto Milton H. Erickson de São Paulo; Cristianne Vilaça, analista junguiana; Martin Portner, neurologista, mestre em neurociência pela Universidade de Oxford, escritor e palestrante; Vânia Calazans, psicóloga e hipnoterapeuta cognitiva

Advertisement

Estilo de vida

Há quem jure de pé junto que comer as mais variadas saladas sem molho é um desperdício de sabor. Mas como consumir esse produto sem prejudicar a saúde?

Estilo de vida

Engana-se quem pensa que é impossível conseguir boas fontes de proteínas fora das carnes. A ervilha é prova disso. Saiba mais sobre essa leguminosa!

Estilo de vida

A alimentação é uma aliada para perder de peso e ganhar massa muscular. Mas como acertar nas refeições do pré e pós-treino? Descubra!

Estilo de vida

Quer perder aqueles quilinhos extras de maneira rápida e eficaz? Veja como funciona a dieta da emergência, pronta para você fazer as pazes com o espelho!

Estilo de vida

Descubra os poderes do milho! Além de muito sabor, esse ingrediente pode turbinar sua saúde de diversas maneiras! Confira!

Estilo de vida

Os alongamento são uma boa opção para quem quer começar fazer exercícios físicos e também para evitar dores musculares. Confira algumas dicas!

Estilo de vida

Você deseja incluir nutrientes de sobra nos lanches e refeições? Então, pode contar com a chia! Conheça mais sobre essa poderosa semente!

Estilo de vida

A cor verde dos alimentos revela: são repletos de antioxidantes, fibras, minerais e vitaminas. Protegem contra o câncer, etc. Leia mais sobre o brócolis