Connect with us

O que você está procurando?

A alergia alimentar é uma reação do corpo quando falta ou ele é incapaz de processar substâncias no organismo. Saiba como identificar e tratar nos bebês!
- FOTO: Shuttestock.com

Cuidados com o bebê: alergia alimentar

A alergia alimentar é uma reação do corpo quando falta ou ele é incapaz de processar substâncias no organismo. Saiba como identificar e tratar nos bebês!

O corpo reage de diversas formas a substâncias estranhas no organismo, em especial, as alergias. No caso dos bebês, é preciso cuidado dobrado para entender as causas e como agir com relação a esse problema. A alergia alimentar pode ter sintomas como chiados no peito e obstrução nasal, comuns também nas alergias respiratórias. Conheça mais:

bebe-comendo-papinha

FOTO: Shuttestock.com

Quais os sintomas?

Geralmente, o problema se manifesta na forma de pele seca, urticária e eczemas. Em outros casos, diarreia e vômitos também são frequentes. “A boa notícia é que o índice de alergia alimentar nas crianças cai de 25% para 7% conforme elas vão crescendo”, informa Pastorino. “Depois de 4 a 5 anos isoladas do alimento e dos seus derivados, é comum haver um aumento da capacidade do intestino de aceitar o ingrediente”, explica.

Saiba diferenciar

É considerada alergia alimentar aquela em que o agente que desencadeia a reação é uma proteína. “O que provoca alergia não é propriamente o ovo, mas a albumina, sua proteína”, explica o médico. “Por isso, não podemos dizer que um corante provoca alergia, por exemplo,” completa. Outra troca de conceitos é afirmar que a intolerância à lactose é uma espécie de alergia. Ao contrário da alergia, a intolerância à lactose acontece quando perdemos as enzimas que digerem o leite. Por isso, um dos seus grandes sintomas é a diarreia. “A intolerância a algum alimento vai depender de outros fatores, como a quantidade que consumimos dele”, completa.

Veja também
Bebês: desvendando as alergias
Amamentação evita alergias no bebê? Descubra!
Alergia alimentar: descubra mais sobre o problema!

Prevenção à mesa

Até os 6 meses de vida é indicado que o bebê apenas consuma o leite materno, que ajudará a turbinar seu corpo com anticorpos. Após esse período, a mamãe pode começar a complementar a alimentação do pequeno com sucos, seguidos das papinhas com frutas (depois de mais um mês) e das papinhas salgadas (após outras duas semanas). Para identificar se o pequeno possui alergia a algum tipo de alimento, siga um esquema rigoroso na hora de apresentar cada alimento. Prepare cada suco ou papinha com um único ingrediente. Ofereça apenas esse alimento durante três dias, ficando de olho em possíveis sintomas na pele, respiração e no intestino do bebê.

Consultoria: Antônio Carlos Pastorino, Assistente Doutor da Unidade de Alergia e Imunologia do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da USP, São Paulo (SP). Revisão: Michelle Albuquerque

Advertisement

Estilo de vida

Descubra como utilizar seu dinheiro de forma eficiente nas compras no supermercado

Estilo de vida

É verdade: gatos, cachorros e outros mamíferos também sonham. E eles todos passam por um mesmo estágio de sonhos que os humanos

Estilo de vida

Investir seu rico dinheirinho na poupança nem sempre é a melhor opção.

Estilo de vida

Desperte a curiosidade dos bebês com atividades sensoriais para fazer em casa. Confira 6 vídeos e aprenda a fazer brinquedos que estimulem os pequenos.

Estilo de vida

Festa infantil de irmãos: Mickey e Minnie, Mulher Maravilha e Super-Homem... Veja e inspire-se em 5 ideias para decoração

Estilo de vida

Síndrome de down sem neura: prepare-se da melhor forma para receber esse bebê especial!

Estilo de vida

Cuidados com estresse e sedentarismo são essenciais para os animais! Veja 8 dicas para quem deseja viver com cachorro ou gato em apartamento!

Estilo de vida

Você é autônoma e não tem renda fixa? Então, saiba como planejar as despesas e os gastos para não ficar no vermelho no final do mês