A couve ajuda a proteger o coração e diminui o colesterol

A couve oferece diversos benefícios, entre eles, o combate ao colesterol e a proteção ao coração. Entenda o porque e consuma a hortaliça!

- Foto: Shutterstock

A função do coração é bombear o sangue e transportar os nutrientes e o oxigênio para outros tecidos e órgãos do corpo. Para garantir que ele funcionará corretamente durante muito tempo, é fundamental cuidar bem dele. Alimentação balanceada, sempre aliada a exercícios, é o principal fator para conservá-lo.

couve

Foto: Shutterstock

“Um aumento na ingestão de alimentos ricos em potássio, juntamente com uma diminuição na ingestão de sódio [sal] é uma mudança dietética com alto impacto na redução do risco de doenças cardiovasculares”, atesta Tamara Mazaracki nutróloga e médica ortomolecular.

Protetores do coração

As fibras, presentes em alta quantidade na couve, além de ajudarem no bom funcionamento do trânsito intestinal, podem atuar na prevenção de problemas cardiovasculares. Elas colaboram para o controle do colesterol: enquanto transitam no intestino, absorvem parte da gordura ingerida durante as refeições, impedindo-as de chegar até o sangue. Se aliadas à ingestão de potássio e vitaminas C e B6, melhor ainda! E a couve é rica em todas essas substâncias.

O potássio tem função vasodilatora, que relaxa os vasos sanguíneos, diminuindo a força necessária para bombear o sangue. “A necessidade diária de potássio é muito alta [cerca de 4.700mg], então é importante consumir couve com frequência, e também outros alimentos ricos em potássio, como feijão, abacate, banana, batata, damasco, abóbora e salmão”, assinala Tamara.

Colesterol, não!

Um dos principais problemas cardíacos é o colesterol – acúmulo de gordura nas paredes dos vasos (entenda no quadro ao lado). Atualmente, cerca de 40% dos brasileiros têm colesterol alto. As taxas de LDL (colesterol ruim) e HDL (colesterol bom) podem ser medidas através de um exame de sangue. Quando o LDL está alto, a circulação sanguínea fica prejudicada, o que pode causar doenças cardiovasculares, como pressão alta e outras, como o diabetes.

Quando uma artéria responsável por transportar o sangue entope, a pessoa pode sofrer infarto. Se for uma artéria que irriga sangue para o cérebro e o sangue não tiver espaço o suficiente para circular, há riscos de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). A couve atua contra o colesterol ruim, uma vez que ela funciona como um antioxidante, diminuindo a ação dos radicais livres, que são nocivos para os vasos e as artérias.

De olho na alimentação!

A couve é excelente para proteger o coração, mas só aumentar seu consumo não adianta! Para ficar livre de problemas cardiovasculares, é importante cuidar da alimentação como um todo. Confira 5 dicas para para tornar as refeições mais saudáveis e diminuir os riscos ligados ao coração:

  • Invista em frutas, legumes e verduras;
  • Evite frituras: prefira grelhados e assados, que têm menos gordura;
  • Diminua a quantidade de sal e invista em temperos naturais, como ervas. Tirar o saleiro da mesa enquanto come também ajuda a diminuir o consumo de sódio;
  • Faça refeições leves, e de 3 em 3 horas, e beba, no mínimo, 2 litros de água diariamente;
  • Leia os rótulos e tente compreendê-los, para saber quais nutrientes você vai levar ao prato.

LEIA TAMBÉM:

Consultoria: Tamara Mazaracki, médica ortomolecular e nutróloga

Texto: Redação Alto Astral

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência