Conheça os benefícios que as gorduras podem trazer!

Conhecidas principalmente pelos seus malefícios, as gorduras também contribuem para a saúde, por exemplo, atuam no transporte de nutrientes pelo corpo.

- Foto iStock.com/Getty Images

Também conhecidas como lipídeos, as gorduras possuem a função de transportar vitaminas A, D, E e K ao longo do corpo. Além disso, esse nutriente atua na produção de hormônios sexuais e da membrana das células. A gordura também traz alguns benefícios para a dieta, pois como demora para ser digerida, ela é sinônimo de saciedade e pode ser usada como fonte de energia.

 

mulher sentada ao lado de um prato de comida

Foto Shutterstock.com

 

Queima de estoque

Mesmo sem consumir alimentos gordurosos na dieta, nosso organismo transformará o excesso de calorias retiradas das proteínas e dos carboidratos em gordura. Em outras palavras, quando consumimos mais calorias do que gastamos, o excesso é estocado como pneuzinhos. Entretanto, esse processo de estocagem é natural e visa reservar energia para necessidades futuras. Calcula-se, por exemplo, que cada quilo de gordura estocado proporciona energia para até 4 dias de jejum. Porém, a situação complica quando consumimos alimentos gordurosos além da conta. Quando é consumida exageradamente, a gordura se transforma em pneuzinhos.

Gorduras do bem

Não são todos tipos de gorduras que são ruins. Elas são classificadas em insaturadas (boas) e saturadas (ruins). A chamada “gordura boa” é encontrada em vegetais e alguns peixes, sendo responsável por ativar a circulação do sangue e combater o colesterol ruim. Dessa forma, elas previnem doenças cardiovasculares. “Ela está presente no abacate, no azeite de oliva, no óleo de coco, nas azeitonas, nas nozes, nas sementes, na soja e seus derivados”, conta nutricionista Soraia Azzuz. Já a gordura saturada compõe alimentos de origem animal, como queijos e carnes. Esse tipo de gordura está vinculado ao entupimento de veias, artérias e ao aumento do colesterol ruim.

 

hamburgueres

Foto iStock.com/Getty Images

 

Fuja da trans!

Há ainda um terceiro tipo de gordura encontrada nos alimentos: a gordura trans. Ela é a gordura vegetal que passou por um processo de hidrogenação, sendo utilizada para dar mais consistência a bolos, massas e sorvetes. Entretanto, ela é sólida e entope vasos sanguíneos. Por ser o pior tipo de gordura que existe, procure cortá-la do seu cardápio ou não consuma mais de 2g ao dia. Você pode encontrá- la em hambúrgueres e batatas fritas de fast food, biscoitos e outros tipos de junk food.

Saiba mais:
Salada todos os dias

Proteína da ricota protege o intestino de gorduras

8 dicas para você acertar no preparo dos alimentos!

Consultoria Soraia Azzuz, nutricionista 

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência