Connect with us

O que você está procurando?

Estresse, dietas restritivas, baixo autoestima e problemas emocionais são alguns fatores que podem desencadear a compulsão alimentar
- Foto: iStock

Compulsão alimentar: sentimentos são fortes influências nesse comportamento

Estresse, dietas restritivas, baixo autoestima e problemas emocionais são alguns fatores que podem desencadear a compulsão alimentar

O problema é caracterizado como uma doença mental, em que a pessoa sente a necessidade de comer em demasia, mesmo não estando com fome. O portador também não deixa de se alimentar, mesmo já estando satisfeito. “O indivíduo consome alimentos em excesso, muito acima da necessidade dele. Porém, não faz a expurgação, comum à bulimia”, esclarece a psicóloga Karina Rodrigues. Descontar as emoções na comida é uma péssima ideia, já que uma série de complicações na saúde podem ser somadas a esse fator, como surgimento de diabetes, pressão alta e enfermidades cardíacas. Por isso, vale partir para uma avaliação clínica e buscar ajuda rapidamente”, destaca a psicóloga.

mulher no escuro assaltando a geladeira

Foto: iStock

Causas

Esse tipo de problema vem acompanhado, geralmente, de um trauma, uma perda ou até mesmo frustrações ligadas ao trabalho, amizades e relacionamento amoroso. Outros fatores também podem estar envolvidos. São eles:

  • Estresse: não saber lidar com a pressão do dia a dia pode ser um fator impulsionador do problema.
  • Dieta restrita demais: fazer uma dieta privada de vários nutrientes pode deixar a pessoa deprimida e com baixa autoestima. Isso pode impulsionar uma futura compulsão alimentar.
  • De mal com o espelho: pessoas que não estão de bem com o próprio corpo têm mais possibilidades de desenvolverem o problema.
  • Problemas emocionais: sem dúvidas, esse é um dos fatores determinantes para desenvolver o distúrbio. A perda de um ente querido e a depressão, por exemplo, facilitam o desenvolvimento da compulsão alimentar.

Sintomas

Para desconfiar do problema, alguns sinais devem ser observados:

  • Comer rápido demais
  • Sentir-se mal durante a refeição e, mesmo assim, não parar de comer
  • Comer sozinho ou em segredo
  • Sentir-se culpado por comer demais

LEIA TAMBÉM:

Texto: Redação Alto Astral

Consultoria:  Karina Rodrigues, psicóloga

Advertisement

Estilo de vida

As mulheres sofrem com algumas doenças específicas, que não afetam os homens. Confira alguns exemplos com sintomas e tratamento!

Estilo de vida

Durante a dieta detox, é recomendada a ingestão de alimentos diuréticos, ricos em fibras e termogênicos. Confira 3 receita saborosas!

Estilo de vida

Com adaptações especiais, é possível contar com uma boa dose de saúde e sabor para consumir vitaminas sem lactose, sabia?

Estilo de vida

Se você deseja saber como anda o seu 'eu interior' faça o teste fácil e descubra como está a saúde da sua alma. É fácil e rápido.

Estilo de vida

Revelamos os melhores truques para desinchar e fazer com que você obtenha a barriga chapada e silhueta fininha que sempre quis!

Mundo místico

Este salmo é indicado para auxiliar as pessoas que estão determinadas a alcançar um objetivo especial em suas vidas. Saiba mais!

Estilo de vida

Comer antes de dormir faz mal à saúde? Essa é uma dúvida que cerca muitas pessoas. Descubra o que uma pesquisa tem a dizer sobre isso!

Estilo de vida

Confira dicas para plantar vegetais em casa! Saiba também quais os melhores para se ter e quais os lugares indicados para o cultivo!