Vai às compras? Saiba gastar sem ficar no vermelho

Sair para fazer compras é necessário e, para muitos, até prazeroso. Porém, antes de gastar seu dinheiro, é necessário tomar alguns cuidados, veja como

- Foto: iStock.com/Getty Images

Como ainda não inventaram uma árvore que gera dinheiro, é preciso tomar cuidado ao fazer compras para não cair na tentação de adquirir o que não precisa e gastar uma grana que não tem. Por isso, veja 3 dicas básicas para você conseguir comprar o que deseja sem acumular dívidas pelos meses à frente.

 mulher morena sacola compras

Foto: iStock.com/Getty Images

Compare os preços

Um levantamento feito pela Fundação Procon de São Paulo, no início de 2017, apontou uma diferença de mais de 450% nos preços de um mesmo item de material escolar na capital paulista. O que acontece com os produtos escolares pode ser uma realidade com outros artigos também. Por isso, a palavra de ordem é sempre pesquisar a melhor oferta e optar por aquela que mais se encaixa ao seu bolso. Com a internet, a comparação fica mais acessível ainda.

Prefira pagamentos à vista com desconto nas compras

Uma atitude que pode fazer você gastar mais do que recebe é recorrer frequentemente às compras a prazo, como usar cartão de crédito, cheque especial e carnês. Geralmente, optar pelo pagamento à vista acaba gerando descontos e, progressivamente, pode fazer uma boa diferença nos bolsos.

Cuidado com o cartão de crédito

Está aí um personagem que divide opiniões: o cartão de crédito pode ser a salvação para alguns e um verdadeiro vilão para outros. Quem o usa com controle, dentro das suas possibilidades financeiras e quita a fatura mensalmente, consegue se beneficiar de suas vantagens – programas de fidelidade e pontos, por exemplo.

“No entanto, aqueles que adotam o cartão de crédito como meio de financiamento de seus gastos, sem possuir a capacidade de liquidação da fatura integralmente, acaba se vendo em maus lençóis, pois as taxas de juros cobradas são proibitivas e estão chegando a faixa de 500% ao ano”, explica o especialista em finanças Alexandre Prado.

LEIA TAMBÉM

Texto e entrevista: Augusto Biason/Colaborador – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Consultoria: Alexandre Prado, especialista em finanças

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência