Aprenda a comprar e conservar alguns tipos de vegetais

Para garantir a qualidade do que se leva à mesa, é preciso ter alguns cuidados na hora de comprar e conservar os vegetais. Aprenda dicas para isso!

None
Os vegetais precisam ser conservados da maneira correta. Foto Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 25/04/2017 às 11:49
Atualizado às 13:44

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Legumes, verduras, frutas… Os alimentos conhecidos por serem consumidos frescos e in natura são responsáveis por trazer inúmeros benefícios à saúde, como prevenção de doenças e auxílio no emagrecimento. Entretanto, antes de consumir esses ingredientes com frequência, é importante aprender a comprar e conservar os vegetais, a fim de usufruir mais qualidade e saúde. A seguir, confira algumas dicas para garantir o melhor de alguns alimentos!

Couve

Para preservar as propriedades da hortaliça por um tempo maior, é indicado guardá-la lavada, bem seca e deixá-la em um recipiente com tampa. Assim, ela pode durar na geladeira até sete dias. Para um tempo maior, a outra opção é realizar o congelamento da hortaliça. Para realizar este processo, a folha precisa passar por uma espécie de choque térmico que consiste em jogar a folha em água quente por alguns segundos e depois jogar em água gelada. No freezer, a couve pode durar até seis meses. Mas, se a intenção é consumir crua, por exemplo, este não é o procedimento mais indicado.

Na hora de comprar: para selecionar a couve que vai levar para casa, opte por aquelas com as folhas mais verdes e inteiras – as amareladas e com buraquinhos devem ser deixadas de lado. Dessa forma, tanto as propriedades quanto o próprio alimento têm uma durabilidade maior.

É importante saber como comprar e conservar os alimentos para garantir qualidade.

É importante saber como comprar e conservar os alimentos para garantir qualidade. Foto iStock.com/Getty Images

Berinjela

Sabia que esse legume reage ao gás etileno que outros vegetais soltam e pode estragar antes do tempo? Por isso, é indicado guardá-la longe de outros alimentos. Além disso, é possível conservá-la por mais quando ela é congelado. Para isso, é necessário fazer uma preparo: a berinjela deve ser lavada e cortada para, em seguida, ser escaldada ou grelhada. Depois, é só colocar o alimento no congelador.

Na hora de comprar: a berinjela de boa qualidade deve apresentar pedúnculo verde e rijo, fruto escuro, sem manchas, macio, de pele fina, brilhante e sementes claras. Não escolha as opacas e amolecidas, que já estão velhas. As que estão com buraquinhos na casca provavelmente foram comidas por larvas, assim, cuidado na hora do preparo para não ter nenhuma surpresa.

Gengibre

Você pode conservá-lo tanto na geladeira como no congelador, já que, mesmo assim, as propriedades nutricionais do gengibre são mantidas. “O que muda é o período de consumo: se você for usar mais rápido, pode conservar na geladeira, mas se demorar, melhor congelar no freezer. Armazenado da forma correta, o gengibre pode durar até duas semanas e, congelado, até um mês”, explica a nutricionista Bianca Barbieri.

Na hora de comprar: é importante saber de alguns macetes para evitar a frustração de levar para casa. “Como qualquer outra fruta e legume, o gengibre deve ser analisado. Observe se está firme e sem nenhuma parte amassada”, conta a chefe de cozinha Renata Porto. Além disso, o recomendado é reparar se ele está firme, livre de mofo e com a casca lisa.

Consultoria Bianca Barbieri, nutricionista

LEIA TAMBÉM:

TAGS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.