Uma mudança brusca na temperatura ou uma noite de sono sem se cobrir. Depois dessas situações, são muito comuns queixas de uma certa dor de garganta. Mas a tal dor pode significar muitas coisas, e é preciso entender o que de fato se passa no organismo para adotar um tratamento eficaz.
Amidalite
Inflamação que ocorre nas amídalas, estruturas pequenas e arredondadas localizadas no fundo da boca. Também chamadas de amídalas palatinas, têm a função de proteger o organismo de infecções e de colaborar com a produção de anticorpos que aumentam sua imunidade. Febre, dor de garganta, falta de apetite, hálito ruim, dificuldade para engolir e até inchaço nos gânglios do pescoço são sintomas comuns quando ocorre o processo inflamatório.

Várias infecções podem surgir na garganta Foto Shutterstock.com
Laringite
É uma infecção que ocorre na estrutura pela qual o ar inspirado pelo nariz chega aos pulmões. Na maioria das vezes, causa rouquidão, perda da voz e dificuldade de respiração, mas não provoca dores. Geralmente, é causada por vírus, mas também pode resultar da ação de bactérias, de fungos, do uso exagerado das cordas vocais, de tosse excessiva, do consumo abusivo de álcool e cigarros e até aparecer de forma espontânea. “Típica da primeira infância, a laringite estridulosa é popularmente chamada ‘tosse de cachorro’”, diz Neto . É comum estar associada a outros males como a bronquite e a pneumonia. Quando tem duração breve, isto é, cerca de quatro ou cinco dias, é chamada de aguda, mas, se o período de crise se estende, torna-se crônica, podendo durar até três semanas.

É importante tratar corretamente qualquer tipo de problema, para que não se agrave Foto Shutterstock.com
Faringite
É uma infecção na faringe, estrutura posterior à garganta, que fica atrás das amídalas, e por onde passam os alimentos que vão da boca ao estômago. É possível ter faringite associada à amidalite, e é bastante comum em quem precisou remover as amídalas, pois, sem essa proteção, a infecção segue direto para a faringe. Dor na garganta ou durante a deglutição, rouquidão, febre, vermelhidão ou pus na garganta, inchaço dos nódulos do pescoço são sintomas comum da doença.
Leia também:
- Tempo seco e poluição favorecem o aparecimento das doenças respiratórias
- Evite doenças respiratórias no inverno!
- Bronquite e asma: saiba como diagnosticar e tratar essas doenças