Como incentivar o aprendizado através da arte

Estimule a criatividade e capacidade de percepção dos pequenos atráves da arte! Mostre novos objetos, texturas e cores e façam arte juntos.

None
FOTO: iStock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 15/08/2016 às 11:36
Atualizado às 13:10

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Utilizar diferentes recursos para ensinar artes para as crianças possibilita um salto no desenvolvimento infantil. Enquanto crianças, o aprendizado se dá pela exploração de materiais.  Que tal ensinar para o seu filho um jeito novo de fazer arte, fugindo do tradicional? Se você gostou da ideia, pense em diferentes suportes e use a imaginação! Confira:

Inove!

Explore novos materiais, sensações e texturas e estimule a expressão criativa dos pequenos.

professora-e-criancas-brincando

FOTO: iStock.com

Idade: indicado a partir de 1 a 3 anos
Objetivos: promover contato com diversos materiais gráficos e plásticos, incentivar a produção de marcas, registros e rabiscos sobre diferentes superfícies e ampliar as possibilidades de expressão e comunicação.
Materiais:
– Papéis diferentes (cartolina, papel-cartão, sulfite, jornal), E.V.A.
– Tinta guache ou tinta fofa
– Canetinhas ou lápis de cor para riscar
– Colher, pazinhas plásticas, gravetos… seja criativo nos materiais!

Veja também
Manual do Mundo: 10 experiências do canal para fazer com os filhos
Faça com os filhos: afunda ou flutua?
Ciência na cozinha: brincando com os filhos!

Passo a passo:

1. Peça a ajuda da criança para selecionar diferentes suportes. Algumas ideias: caixa de pizza de papelão, cartolina, E.V.A ou até mesmo papéis comuns colados em muros ou paredes.

2. Em seguida, escolham um riscador diferente. Explique que riscador pode ser qualquer material que possibilite a produção de marcas e registros nos suportes.

3. Após explorarem os materiais, pegue uma colher. Esclareça que o utensílio também é um riscador e pode ser empregado para criar marcas na terra molhada ou substituir o pincel na pintura com tinta.

4. Outra opção é pedir para o pequeno carimbar pazinhas molhadas com tinta nos suportes ou passarem as ferramentas em massa corrida para produzirem marcas no papel.

5. Para finalizar, sugira que risque os suportes com gravetos de árvores, tijolos ou carvão e observem as diferenças entre todos os rabiscos.

Texto: Lara Vendramini/ Colaboradora. Revisão: Michelle Albuquerque

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.