Setembro amarelo: saiba como identificar e prevenir o suicídio

Conheça a campanha Setembro Amarelo, conscientize-se sobre o suicídio e saiba como identificar e ajudar uma pessoa que se encaixa no quadro

-

No Brasil, setembro é o mês destinado para a conscientização e prevenção do suicídio. Desde 2014, a campanha Setembro Amarelo tenta alertar sobre os números alarmantes de pessoas que, seja por conta de transtornos ou problemas, já tiraram suas próprias vidas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma pessoa comete suicídio a cada 40 segundos no mundo, e o Brasil é o oitavo país no ranking de lugares em que esses casos ocorrem em maior frequência.

A OMS ainda divulgou que, a cada 10 casos, 9 poderiam ser prevenidos por meio de tratamentos e conversas, caso a família ou amigos soubessem como identificar os vestígios expressados quando a pessoa tem a intenções suicidas. Por isso, nós listamos os sinais que você precisa prestar atenção para evitar perder pessoas importantes na sua vida. Confira e conscientize-se!

1. Mudanças bruscas

É fato que passamos por diversas mudanças na vida, mas algumas pessoas podem não ter tantas forças para enfrentar determinados acontecimentos. Perda de emprego ou a morte de um ente querido são algumas das ocorrências que podem mudar drasticamente a situação de uma pessoa (muitas vezes para pior) e deixá-la deprimida, a ponto de querer desistir da vida.

2. Isolamento

O isolamento é, geralmente, a primeira “expressão” de uma pessoa que sofre com transtornos depressivos e tem pensamentos suicidas. Portanto, quando um adolescente fica a maior parte do tempo trancado em seu quarto sem ânimo para nada, nem sempre é apenas uma consequência “da fase”. Isso pode ser um sinal de que ele está enfrentando problemas! Neste caso, procure ouvi-lo com calma e atenção, pois grande parte dos adolescentes têm dificuldade em expressar seus sentimentos.

3. Felicidade extrema

Este sinal é apresentado com mais frequência durante tratamentos. O paciente demonstra estar extremamente feliz para poder enganar as pessoas próximas e, então, suicidar-se.

 

Setembro amarelo: saiba como identificar e prevenir o suicídio

O Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio – Foto: Shutterstock

4. Frases de aviso

Ao contrário do que a maioria pensa, as pessoas que dizem ter vontade de cometer suicídio não o fazem apenas para chamar a atenção. Muitas vezes, frases como “quero morrer”, “seria muito bom se eu sumisse” ou “eu ainda vou me matar” são como avisos ou, até mesmo, um pedido de ajuda indireto.

5. Desinteresse

Uma pessoa que sempre aparenta estar desinteressada pode sim, de fato, ter perdido o gosto pela vida. Apesar de, em números, 15% dos deprimidos terem chegado ao ponto de tirarem suas próprias vidas, é preciso prestar atenção e procurar saber por quais motivos a pessoa está tão desgostosa da vida.

5. Drogas, álcool e depressão

De acordo com estudos, quase 100% das pessoas que cometeram suicídio sofriam de transtornos mentais, sendo que o mais frequente era a depressão. Portanto, quem se encaixa nesse quadro merece atenção redobrada e tratamento médico frequente. Indivíduos alcoólatras ou usuários de drogas também merecem muita atenção, pois, segundo profissionais da área, transtornos de humor relacionados com consumo de substâncias psicoativas são responsáveis por cerca de 50% dos suicídios.

Setembro Amarelo: saiba como ajudar

Ao identificar os sinais em uma pessoa, procure conversar com ela e nunca deixá-la sozinha. No entanto, evite falar muito e ouça com mais atenção, pois, o que essa pessoa quer é ser ouvida e compreendida.  E não se esqueça: a ajuda profissional é indispensável!

 

LEIA TAMBÉM:

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência