A maneira correta de higienizar os alimentos antes de preparar seu suco

Higienizar os alimentos é um passo indispensável na hora de preparar um suco de qualidade. Então, atente-se aos passos a seguir!

None
Lavar bem os alimentos é indispensável para preservar a saúde. FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 24/04/2017 às 10:55
Atualizado às 13:43

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Possuem vários benefícios, porém o modo de preparo do suco é fundamental para determinar como o organismo vai absorver os nutrientes que os ingredientes possuem. Por exemplo, se você exagerar na hora de adoçar, a qualidade do suco diminui pois o excesso de açúcar pode aumentar a glicose e trazer o risco de diabetes. Por isso, a seguir você confere algumas dicas essenciais de como higienizar os alimentos antes de preparar o seu suco, e muitas outras!

higienização de alimentos

A higienização dos alimentos é um dos passos mais importantes na hora de preparar um suco. FOTO: Istock.com/GettyImages

Higiene indispensável

A limpeza é o que vai impedir o consumo de agrotóxicos prejudiciais ao organismo, portanto, não deixe de lavar as frutas, verduras, legumes e ervas em água corrente (esfregando bem as pontas dos dedos) independentemente do que diz a embalagem (orgânico ou hidropônico, por exemplo). Depois, deixe-os de molho em uma mistura de 1 colher (sopa) de água sanitária para cada 1 litro de água, durante 30 minutos, e passe pela água corrente novamente.

Outras dicas essenciais para um suco perfeito

  • Para não ficar só no suco de laranja ou limão, aposte em misturas mais completas, além de frutas, use também legumes, hortaliças e sementes, pois esses elementos enriquecem a alimentação sem agregar muitas calorias. Basta ter cuidado na quantidade de alimentos marcantes, como a banana, em que o sabor pode se sobrepor aos demais ingredientes. Para equilibrar, misture frutas ácidas, como laranja ou abacaxi, com frutas mais neutras, como mamão e maçã.

  • Na hora de comprar na feira ou no supermercado fique atento à qualidade das frutas ou dos legumes que irá escolher. É importante que eles não tenham furos, que não estejam amassados ou com bolor. Opte por comprar os vegetais da época, que oferecem maior quantidade de nutrientes e costumam ser mais saborosos.

  • Tanto liquidificador quanto centrífuga são indicados para preparar sucos naturais. Porém, a diferença é o resultado. O liquidificador quase sempre necessita de água ou outro líquido para gerar sucos a partir de frutas e vegetais. Se os alimentos forem colocados com casca e bagaço, as fibras continuam, apesar de algumas se perderem com os cortes da lâmina. Para quem possui prisão de ventre ou precisa reduzir o colesterol é importante não coar ou apenas tirar o excesso. Na centrífuga a diferença é que ela dispensa o acréscimo de água e retém grande parte das fibras dos alimentos, coada no próprio aparelho.

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.