Você já sabe tudo o que essa raiz pode fazer pela sua saúde? Não? Então, não perca mais tempo! Leia a seguir e aprenda por que o gengibre é um alimento poderoso e também como utilizá-lo em seus preparos e receitas de uma forma prática, eficaz e saborosa. Confira!

A raiz tem o poder de prevenir doenças, diminuir as dores e processos inflamatórios, além de ter um sabor inconfundível. FOTO: Shutterstock.com
Sabor incomparável
Com um sabor todo característico e especial, o gengibre se consagrou em muitos países como uma opção de alimento fitoterápico, ou seja, que promove bem-estar e protege o corpo contra diversas doenças. “Ele é muito usado no combate a gripes e resfriados, como anti-inflamatório em casos de artrites, dores musculares, infecções do trato respiratório, tosse e bronquite”, conta o nutrólogo André Veinert. E sabia que ele pode ser utilizado até mesmo como um antibiótico natural? “A planta integra a formulação de xaropes por causa de sua ação anti-inflamatória e antibiótica”, pontua o especialista.
“Ao consumir o gengibre, o organismo utiliza mais energia, acelerando o metabolismo e, consequentemente, queimando mais calorias. A zingiberina pode aumentar em até 20% do metabolismo. O gengibre pode ser um aliado ao emagrecimento quando associado a dieta e exercício físico”, Heloisa Tevez Scattini, nutricionista
Usos medicinais do gengibre
- Usos medicinais do gengibre!
- Melhora a digestão
- Ativa a circulação sanguínea
- Evita náuseas e enjoos
- Atua como anti-inflamatório
- Ameniza crises asmáticas
- Afasta dores de cabeça
- Alivia dores de garganta
Melhores maneiras de consumo
Ralar a raiz e polvilhar sobre saladas, e até mesmo em molhos, são opções saborosas de consumir o gengibre. Mas, geralmente, a forma mais comum de inserir o alimento na rotina é por meio de chás e sucos, já que essa é uma maneira prática e eficiente de beneficiar o organismo.
“O gengibre pode ser consumido in natura, em chá e no preparo dos alimentos. No caso das saladas, pode ser utilizado em raspas, junto com outros ingredientes que ajudam na sua função termogê- nica, como canela e pimenta”, salienta o nutrólogo. Outra sugestão bem útil é unir o gengibre com nutrientes que possam turbinar o sistema imunológico. “O consumo de alimentos ricos em vitamina C, como temperar com limão, reforça o sistema imunológico. Sem contar que as folhas verdes, que são ricas em fibras, junto ao gengibre, vão controlar a absorção de glicose (açúcar) no sangue”, recomenda Veinert.
Valores nutricionais do gengibre
Cada 100g do alimento contém:
- Calorias ……….. 80kcal
- Proteínas ……….. 2,5g
- Carboidratos ………. 11g
- Água ………. 81,5g
- Sódio ………..34mg
- Potássio ………. 910mg
- Cálcio ………. 97mg
- Fósforo ………. 140mg
- Magnésio ………. 130mg
- Ferro ………. 17mg
- Vitamina B3 ………. 5,2mg
Texto: Paula Santana
Consultoria: André Veinert, nutrólogo; Heloisa Tevez Scattini e Talitta Maciel, nutricionistas
LEIA TAMBÉM:
- Grãos e cereais integrais ajudam no funcionamento do organismo
- Inclua fibras no cardápio das crianças! Saiba como
- Maçã: conheça melhor as vantagens dessa fruta funcional!