Connect with us

O que você está procurando?

Podemos acabar de vez com as espinhas? Primeiro, é preciso entender como esse incômodo se inicia no corpo. Veja dicas de especialistas sobre o problema!
- FOTO: Shutterstock

Será que dá para acabar de vez com as espinhas? Saiba mais sobre o assunto!

Podemos acabar de vez com as espinhas? Primeiro, é preciso entender como esse incômodo se inicia no corpo. Veja dicas de especialistas sobre o problema!

Elas chegam sem ser convidadas e se instalam no rosto – de preferência, mas não apenas nessa região – causando dor e um aspecto nada agradável. As espinhas afligem cerca de 90% dos adolescentes e 50% dos adultos, mas há quem lute contra elas durante toda a vida. Também chamadas de acne, podem ir de um pontinho vermelho na pele até bolsas muito inflamadas. Entenda mais sobre esse incômodo e veja dicas para acabar de vez com as espinhas!

De onde elas vêm?

Naturalmente, o organismo produz uma secreção oleosa que chega à superfície da pele por meio dos poros – mecanismo que a hidrata e dá brilho. Quando as glândulas sebáceas trabalham em excesso e esse poros são obstruídos, o acúmulo de oleosidade provoca cravos e espinhas. Os primeiros são uma prévia da segunda, que se difere por ser uma inflamação repleta de bactérias.

acne

Alguns tratamentos para acne são feitos com medicamentos fortes que, geralmente, trazem contraindicações aos pacientes. Nunca use nenhum deles sem prescrição médica! FOTO: Shutterstock

Explosão hormonal

Não por coincidência, é na adolescência que as espinhas costumam aparecer. A fase é caracterizada por uma intensa produção hormonal (assim como nas mulheres durante a gravidez ou no período menstrual), inclusive nas glândulas sebáceas, favorecendo a obstrução dos poros. Passar dessa etapa da vida, contudo, não é garantia de pele lisinha. Muitas mulheres continuam tendo espinhas mesmo na vida adulta por causa dos hormônios. Ainda pode-se falar em fatores que favorecem o problema: hereditariedade, clima, tendências individuais, determinados medicamentos e pessoas com pele do tipo mista (aquela em que a oleosidade se concentra na testa, no nariz e no queixo).

Tratamento específico

Os especialistas são unânimes sobre a maneira de encarar as espinhas: não as esprema jamais. Apertar a lesão faz com que as bactérias presentes nela se espalhem por todo o rosto, além de se somarem a outras vindas da mão e do ambiente externo em geral. As consequências estéticas também são grandes, podendo deixar manchas e cicatrizes definitivas na pele. É possível encontrar no mercado produtos que ajudam na cicatrização da acne, mas nada substitui uma boa higienização feita com sabonete apropriado e a aplicação de filtro solar não oleoso.
Quando as espinhas são persistentes e de grande intensidade, é preciso procurar o auxílio de um dermatologista, que poderá orientar sobre os melhores procedimentos. Um medicamento prescrito com frequência para os casos intensos é a isotretinoína. “Contudo, deve ser indicado e acompanhado pelo médico, pois provoca diversos efeitos colaterais. Mulheres grávidas não podem usá-lo, por causar malformação no feto”, alerta Agnaldo. Antibióticos e anticoncepcionais, no caso das mulheres, também podem ser indicados para amenizar o problema na pele. Se o especialista julgar necessário, o tratamento pode ser complementado por aplicação de peeling, que auxilia na remoção de manchas, cicatrizes e promove a renovação da pele.

 

LEIA TAMBÉM

Advertisement

Estilo de vida

O desenvolvimento do alcoolismo em idosos representa um grande risco para essa idade. Entenda como identificar e lidar com o problema

Estilo de vida

De acordo com uma pesquisa australiana, o consumo de álcool na gestação pode ser responsável por gerar leves alterações no rosto do bebê

Estilo de vida

Quando faz calor demais, suamos bastante e ficamos com a pele mais seca. Mas e os órgãos internos? Confira dicas para evitar a desidratação no corpo todo!

Estilo de vida

O TDAH, ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, é tido como um problema que atinge apenas crianças. Mas não é! Adultos também podem sofrer!

Estilo de vida

Entre tantos remédios naturais para emagrecer estão as conhecidas ervas medicinais! Além de acabar com o mal-estar, sabia que elas podem mudar o seu visual?

Moda & Beleza

A atriz Bianca Rinaldi gosta de se vestir com elegância! Isso é o que se pode ver nos looks que ela posta em sua rede social. Confira!

Estilo de vida

Cerca de 70% dos pacientes readquirem 100% da visão após a cirurgia de correção de grau. A maioria volta a dirigir sem a necessidade de óculos.

Moda & Beleza

Na hora de escolher o batom perfeito, considere suas características. Dependendo do perfil, o efeito desejado pode não sair. Confira dicas para não errar!