Como cortar as unhas do seu gato em casa

Os gatos criados dentro de casa costumam desgastar menos as unhas naturalmente. Cortar elas pode ajudar o bichinho, bem como evitar danos e arranhões.

- Aparar as unhas do seu gato pode ajudar a evitar inconvenientes, como aqueles arranhões na hora de brincar. Foto: Pixabay

Está cada vez mais comum entre os donos de gatos criar os bichinhos dentro de casa ou do apartamento, evitando que eles saiam para a rua. Isso ajuda a evitar que o animal se envolva em brigas com outros gatos ou acabe se machucando de alguma outra forma. Mas, por outro lado, deixar o gato a maior parte do tempo dentro de ambientes fechados pode fazer com que ele tenha dificuldade para gastar suas unhas afiadas e acabe exercitando-as em móveis como o sofá da sala, além de poder machucar seu dono acidentalmente em alguma brincadeira. Uma alternativa para evitar esse tipo de desconforto é cortar as unhas de seu gato. Apesar de ser uma prática comum nos petshops, você mesmo pode fazer isso em sua casa. Quer descobrir como? Confira o nosso passo a passo.

Recomendamos

Você pode acostumar seu animal com o corte de unha desde filhote.  Para que ele se habitue com o procedimento, comece apenas simulando o corte. Desta forma, quando ele estiver maior e for realmente necessário, seu bichinho  já estará acostumado a aparar as unhas e deixará você realizar o corte sem ficar agitado ou estressado. O corte nas unhas pode ser feito a partir dos 2 meses de vida, semanalmente ou a cada 15 dias.

Antes de começar

É importante conhecer a anatomia da unha do seu gato. Na região mais próxima da pata, existe uma parte da unha que é mais grossa e rosada. Conhecida popularmente como “sabugo”, esta área jamais deve ser cortada, pois contém vasos sanguíneos e nervos. Cortar esta região pode causar sangramentos e dor no bichinho. Caso acabe atingindo esta região, use um lápis hemostático por um ou dois minutos para estancar o sangue.

imagem mostrando o local aproximado onde a unha do gato deve ser cortada para evitar machucá-lo

O corte deve ser feito próximo a ponta da unha, para evitar machucar o gato. Foto: Pinterest

Escolhendo o cortador

Existem cortadores de unhas específicos para gatos, que podem ser encontrados em petshops e em sites especializados. Basicamente, há dois tipos diferentes: os cortadores em formato de tesoura e os de guilhotina – no qual você posiciona a unha do gato entre as lâminas, que deslizam ao pressionar o cabo. A função é a mesma, e a escolha é uma questão de gosto pessoal. O mais importante mesmo é certificar-se de que a lâmina do cortador esteja amolada.

LEIA TAMBÉM

Vamos cortar

Coloque o gato em seu colo, segurando-o firme para evitar que se machuque, e envolva com as mãos a pata em que as unhas serão cortadas. Não tenha pressa, deixe que o animal se acomode e fique confortável. Um petisco pode ajudar no processo.

Massageie então a patinha, fazendo com que ele se acostume ao contato. Para poder visualizar melhor e cortar as unhas, pressione levemente as almofadas digitais que ficam na parte de baixo da pata (a parte mais macia).

Em seguida, posicione o cortador de modo a cortar as unhas de cima para baixo. Isso evita que a unha se quebre durante o corte. Ao longo do processo, o gato pode se incomodar e tentar sair de seu colo. É importante não forçar muito, pois o gato pode acabar associando o ato de cortar as unhas como sendo algo desagradável. Você pode tentar de novo em algum outro momento mais adequado.

Dica

Após cortar as unhas, dê um petisco especial e pouco comum ao gato, mas que ele goste muito. Desta forma, das próximas vezes em que você for tentar, ele irá relacionar o ato de aparar as unhas com o petisco, e provavelmente será mais receptivo.

 

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência