Connect with us

O que você está procurando?

Algumas vezes, o uso de antidepressivos é necessário no tratamento da depressão. Mas como esses remédios podem tratar a doença? Confira!
- Foto Shutterstock.com

Entenda como os antidepressivos agem no organismo

Algumas vezes, o uso de antidepressivos é necessário no tratamento da depressão. Mas como esses remédios podem tratar a doença? Confira!

A depressão atinge mais de 350 milhões de pessoas ao redor do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O tratamento é feito através de acompanhamento psicológico e, em alguns casos, a prescrição de medicamentos é necessária. Mas como esses remédios podem tratar a doença? Confira!

cartelas de remédios

Foto Shutterstock.com

IMAO

Como atua: inibe a ação da enzima monoaminoxidase (MAO), aumentando a oferta de noradrenalina.
Princípio ativo: tanilcipromina.
Efeitos colaterais: aumento de peso, alterações no sono, disfunções sexuais, crises de hipertensão (quando misturados ao álcool).

Tricíclicos

Como atua: regulam a quantidade de serotonia e de noradrenalina.
Princípio ativo: imipramina, amitriptilina, clomipramina, nortriptilina.
Efeitos colaterais: boca seca, tremores, suor excessivo, constipação, ganho de peso, arritmia cardíaca, hipotensão.

ISRSS

Como atua: são os inibidores da recaptação de serotonina, permitindo que esta seja encontrada em maior quantidade.
Princípio ativo: fluoxetina, paroxetina, sertralina, citalopram, escitalopram, fluvoxamina.
Efeitos colaterais: diarreia, disfunção sexual, náuseas, vômitos, ansiedade, insônia.

Saiba mais:

Tomar remédio sem horário certo interfere no tratamento?

Os medicamentos genéricos têm qualidade inferior?

Conheça os 7 principais inimigos do cérebro saudável

ISRNS

Como atua: os inibidores seletivos da recaptação de serotonina e noradrenalina irão tornar estes dois neurotransmissores mais acessíveis.
Princípio ativo: venlafaxina, duloxetina, desvenlafaxina.
Efeitos colaterais: sonolência, ansiedade, tontura, náuseas, disfunção sexual.

IRDN

Como atua: trata-se do inibidor da recaptação de noradrenalina, sendo o primeiro medicamento sem ação sobre a serotonina.
Princípio ativo: bupropiona.
Efeitos colaterais: dor de cabeça, insônia, náuseas, irritabilidade, tontura, perda de peso, boca seca.

 

Atenção: os efeitos colaterais aqui descritos variam de pessoa para pessoa e nem sempre se manifestam juntos. Em muitos casos, aparecem somente nos primeiros dias de uso do medicamento, quando a dosagem adequada será ajustada em conjunto com o médico.

 

 

Advertisement

Estilo de vida

O café da manhã é a refeição mais importante do dia para obter energia e bem-estar mas, muitas vezes, cometemos erros sem perceber. Entenda!

Estilo de vida

Não conseguir se controlar diante da comida pode ser um indício de compulsão alimentar. Está com dúvida se pode ser o seu caso? Faça o teste abaixo!

Estilo de vida

O que acha de conferir dicas saudáveis e ter ideias de pratos saborosos para não sair da dieta? Confira alguns perfis de nutricionistas para seguir Instagram

Estilo de vida

Um estudo recente mostrou que 45,9% dos brasileiros não praticam nenhuma atividade física, ou seja, convivem diretamente com o sedentarismo

Estilo de vida

Antes de dormir, é preciso fazer uma refeição leve. Esse momento é chamado de ceia, e algumas dicas especiais podem ajudar a escolher os melhores alimentos

Estilo de vida

Com as 10 dicas a seguir, você aprende a reeducar não só a sua alimentação, mas também o dia a dia, aderindo a hábitos mais saudáveis para turbinar o bem-estar

Estilo de vida

A água de coco possui um gosto levemente adocicado, capaz de agradar aos paladares mais exigentes. Confira alguns de seus benefícios e insira em sua rotina!

Estilo de vida

Conhecer o tipo de gordura consumida, colabora para a formulação de um cardápio adequado. Mesmo parecendo vilões, elas precisam fazer parte da dieta.