Cólica menstrual intensa? Saiba quais problemas essas dores podem indicar

Apesar da menstruação causar diversos tipos de dores, muitas mulheres acham que a cólica menstrual intensa é apenas mais um sintoma natural do corpo. Contudo, estas contrações uterinas podem indicar problemas mais sérios de saúde, como a endometriose. Saiba mais!

None
(Foto: Reprodução/Pexels)

por Redação Alto Astral
Publicado em 24/07/2018 às 22:00
Atualizado às 10:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Ter cólica menstrual intensa e constante (que dure mais de dois ou três dias) pode ser um sinal de que algo não vai bem no seu corpo. Apesar de parecer normal, principalmente nos primeiros dias de sangramento, as dores abdominais são, muitas vezes, sintomas de diversos problemas, seja de ordem ginecológica ou não. Entenda melhor e saiba como aliviar (e tratar) as dores!

Endometriose

Essa é uma doença que acomete cerca de sete milhões de mulheres no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Endometriose (SBE) e é um dos maiores causadores da cólica menstrual intensa. A condição é causada quando a parte interna do útero, ao descamar, não segue o caminho para ser eliminado como menstruação e acaba migrando para outras regiões do corpo.

A endometriose leva anos para ser diagnosticada devidamente, uma vez que muitas mulheres acham que as fortes dores na região pélvica são normais e acabam não procurando ajuda médica para investigação do quadro. Com isso, a doença passa a evoluir e causar mais danos à saúde feminina, como a infertilidade, dores no sexo e sangramento da urina e fezes.

Cólica menstrual intensa

Não é somente na sua família ou no Brasil que mitos são criados sobre a menstruação, confira como esse tema é tratado pelo mundo!

LEIA TAMBÉM

Texto: Camila Ramos/Colaboradora