ESTILO DE VIDA

Chimpanzés preferem a amizade com o bando em vez de competirem

Uma pesquisa revelou que os chimpanzés preferem ajudar uns aos outros do que disputarem entre si, provando que a amizade é muito importante no reino animal

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 29/08/2016 às 19:33
Atualizado às 20:59

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Sabia que os chimpanzés podem ser alguns dos animais mais fofos do mundo? Uma pesquisa publicada na revista científica americana ProceedingsoftheNationalAcademyofSciences revelou que a amizade entre esses animais é mais importante do que o espírito de competição. Os pesquisadores disseram que, assim como acontece em nossas famílias, os chimpanzés, também podem trabalhar em equipe para se ajudarem. A revista ainda apontou que eles são cinco vezes mais propensos a cooperar do que a competir e que encontram maneiras de desencorajar a preguiça entre seus pares.

pesquisa-chimpanzes-preferem-trabalhar-em-equipe

FOTO: Shutterstock

Outras pesquisas para saber mais:

Alzheimer pode causar desnutrição

Pimenta está ligada à longevidade

Azia e obesidade têm uma ligação

Como a pesquisa foi feita

Pesquisadores recriaram o habitat natural dos chimpanzés, colocando 11 exemplares em uma área verde perto de um aparelho com cordas, onde eles podiam puxá-la para obter alguns tipos de recompensas. Eles precisavam trabalhar em equipe, em dois ou três animais, para obterem os seus prêmios, podendo escolher quem seriam seus parceiros nessa jornada. Ao longo da pesquisa, embora tenham começado competindo uns contra os outros, logo eles se deram conta de que era mais vantajoso trabalharem juntos, ajudando uns aos outros.

Foram 94 horas de testes, os contabilizando 3.656 atos de cooperação bem-sucedidos