A chegada do bebê pode atrapalhar o casamento? Saiba aqui!

A chegada do bebê é um desafio na vida do casal. Saiba otimizar seu tempo e passar por esse momento da melhor forma possível!

None
É preciso reservar um tempo para se dedicar somente ao parceiro | FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/06/2017 às 09:22
Atualizado às 12:28

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A chegada do bebê pode fazer a relação entre o casal esfriar. A nova rotina, a atenção total a criança, o período pós-parto e a possível baixa autoestima podem influenciar muito na vida conjugal. Cátia Damasceno, especialista em relacionamentos, dá dicas de como evitar que a relação se desgaste.

Fase de adaptação após a chegada do bebê

Segundo Cátia, o homem “precisa passar por um processo que o faça entender qual seu papel na nova realidade da família, já que eles podem sentir ciúme do bebê, que se torna o novo centro das atenções da esposa”. Além disso, a mulher também deve compreender que novas mudanças irão acontecer, e a falta de adaptação pode fazer com que o casal se afaste: “A baixa autoestima, os medos da maternidade e outros fatores podem prejudicar a relação com o parceiro”.

Um não exclui o outro

A especialista ressalta: “Não podemos esquecer que, mesmo após a chegada dos filhos, marido e mulher ainda são um casal. Ter isso em mente é importante para que eles encontrem formas de retomar a intimidade”. Cátia aconselha a reservar um tempo na semana para passeios a sós, a estimular o diálogo sobre assuntos que vão além da criação dos filhos, e a buscar o romance em diversas situações do cotidiano.

Ajuda da família

O casal precisa ter o apoio dos familiares para conseguir manter a harmonia entre si. “Poder contar com um parente para deixar a criança na casa de um deles para poder sair de vez em quando ou para reunir os amigos ajuda muito”, aconselha. Converse com alguém de sua confiança e peça ajuda. Mas lembre-se também

Luana Piovani e Pedro Scooby com a família

Luana Piovani e Pedro Scooby passaram por uma crise no casamento com a chegada dos filhos | FOTO: Reprodução

Eles passaram por isso!

Luana Piovani, casada com Pedro Scooby, tem três filhos: Dom e os gêmeos Bem e Liz. Recentemente ela fez um desabafo em seu canal no YouTube, Luana Sem Freio, para contar que também sofreu com o afastamento de seu marido e a falta de sexo após o nascimento das crianças.  Segundo a atriz, isso aconteceu principalmente após o segundo parto, dos gêmeos. “Foi aí que tudo desandou. Inclusive todo mundo sabe que nós tivemos que reorganizar por 4 meses nosso casamento. Justamente por isso. Ele foi vivendo a vida dele em paralelo e eu vivendo a loucura e a preocupação da maternidade. Ele sentia falta da mulher dele na vida dele. Mas ele não estava julgando aquilo a partir do que eu estava vivendo. Começamos a nos distanciar,” conta.

LEIA TAMBÉM: