Sálvia: conheça os benefícios dessa planta poderosa

Ela alivia cólicas menstruais, combate o mau hálito e inflamações na garganta! Veja como incluir o chá de sálvia no seu dia a dia!

- A sálvia pode ser utilizada como chá ou tempero! Foto: Wagner Silveira | Produção: Flora Menezes

A sálvia é excelente para melhorar as funções pulmonares, circulatórias e digestivas. Ele tira o mau hálito, auxilia nas inflamações da gengiva, garganta e problemas reumáticos”, explica o especialista em medicina complementar e fitoterapia José Bassit. A planta também é utilizada na culinária, como condimento, sendo um bom ingrediente para molhos de massas e carnes.

O chá, além de favorecer a digestão, auxilia na absorção de nutrientes no intestino. Por ter ação diurética, contribui para eliminar as toxinas do organismo e previne artrite e gota. A planta tem propriedades estrogênicas, ou seja, equilibra os hormônios femininos. Por isso, alivia as cólicas menstruais, regula a menstruação e ameniza os sintomas da menopausa, como as ondas de calor. Possui efeito antibacteriano, que combate o mau hálito e inflamações na gengiva e na garganta. A planta também é capaz de combater a sudorese (excesso de suor).

Escolha certa

Há várias espécies de sálvia, e a que deve ser usada com fins medicinais é a Salvia officinalis. Uma outra espécie da planta, a Salvia divinorum, tem efeito alucinógeno e não é indicada para o consumo em chás, pois a longo prazo pode prejudicar o sistema nervoso.

mulher com a mão na barriga sentindo dor de cólica menstrual.

O chá de sálvia é excelente no combate às cólicas menstruais! Foto: Shutterstock

Receitas de chá de sálvia

GARGANTA IRRITADA

Ingredientes: ❖ 2 colheres (sopa) de folhas frescas de sálvia picadas ❖ 1/2 litro de água

Modo de preparo: ferva os ingredientes e espere amornar. Coe e faça gargarejos com o chá. Repita a cada 2 horas.

MAU HÁLITO

Ingredientes: ❖ 1 colher (sopa) de folhas frescas de sálvia ❖ 1 xícara (chá) de água

Modo de preparo: leve os ingredientes ao fogo médio até ferver. Desligue e espere amornar. Coe e beba em seguida

Recomendações

Grávidas e mulheres em fase de amamentação, pessoas com epilepsia e com problemas cardíacos não devem consumir sálvia. A planta também não deve ser ingerida em grandes quantidades, pois pode causar problemas no sistema nervoso.

Consultoria: José Bassit, especialista em medicina complementar, fitoterapia e agricultura orgânica.

 

LEIA TAMBÉM:

 

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência