Sálvia: aprenda a plantar essa erva medicinal em casa e aproveite!

Aprenda a plantar a sálvia em casa para tê-la bem fresquinha e sempre à mão. Assim, fica mais fácil incluí-la nas receitas!

salvia
Plantar ervas em casa é uma excelente maneira de tê-las fresquinhas, sempre à mão! FOTO: Shutterstock

Conhecida medicinalmente por prevenir alguns problemas de saúde (por meio de efeitos antioxidantes, antimicrobianos, calmantes e anti-inflamatórios), o chá de sálvia é muito utilizado para limpar as impurezas do organismo. Já na culinária, a erva acompanha massas, legumes, saladas e também enfeita os pratos, por conta de sua aparência fina e aveludada. Veja como ter essa maravilha em casa e corra para plantá-la!

salvia

A sálvia é um tempero saboroso e saudável! FOTO: Wagner Silveira/Colaborador

Plantio

O ideal é escolher um local arejado e que bata sol. Porém, a boa notícia é que a sálvia também se adapta a lugares frios e com pouca iluminação, sendo ideal para ter em apartamentos (em sacadas ou varandas, por exemplo). Basta selecionar um vaso pequeno ou médio (caso a plantação seja dentro de casa) ou um espaço no quintal (em uma pequena horta) e introduzir as sementes a cerca de um ou dois centímetros de profundidade na terra já pré-preparada com adubo.

 

Irrigação

Enquanto as sementes ainda estiverem em processo de germinação, é importante manter a terra sempre úmida (sem encharcar). Esse processo pode ser feito com um pequeno regador.

 

Colheita

Outro ponto positivo é que as folhas podem ser colhidas durante todo o ano, estando sempre fresquinhas à disposição. Na hora de retirá-las, é importante que seja no início do período de floração, para que suas propriedades sejam usufruídas com total eficácia e a planta não seja danificada.

 

 

Consultoria José Bassit, terapeuta e agricultor orgânico 

 

LEIA TAMBÉM