ESTILO DE VIDA

Caminhada ou bicicleta: qual dos dois é o melhor exercício pra você?

A caminhada e a bicicleta são dois ótimos exercícios para começar a praticar! Saiba qual se adapta melhor a sua rotina e não fique mais parado!

None
Foto: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 11/01/2017 às 19:10
Atualizado às 16:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Toda hora é uma boa hora pra começar a praticar uma atividade física. E para queimar calorias rapidinho, tanto caminhar quanto pedalar são ótimas opções de exercícios. Quando feitos em um nível moderado de intensidade, eles aceleram os batimentos cardíacos e aumentam a frequência da respiração. E é o oxigênio inspirado que “queima” a gordura corporal a fim de fornecer energia para continuar a praticar o exercício. Por isso é necessário que essas atividades sejam regulares, assim o organismo estará sempre queimando gordurinhas. Sem contar que ambos são ótimos para a saúde e divertidas opções de lazer. O ideal é que você escolha o que mais gostar e, claro, tenha o aval do seu médico. Não se esqueça do alongamento antes de colocar seu corpinho para suar.

Mulher morena com cabelo preso, sorrindo, com toalha em volta do pescoço

Foto: Shutterstoc.com

Caminhada

Você pode praticar nas ruas do seu bairro, num parque, na academia… O único investimento necessário é um tênis confortável e roupas apropriadas. Escolha um local seguro e que você goste, próprio para caminhadas, e coloque o pé na estrada. Com 30 minutos dessa atividade, a queima média é de 150 calorias, trabalhando o quadríceps, o músculo posterior da coxa, a panturrilha e o bumbum. É bom lembrar que a caminhada não faz milagre sozinha, pois ela ajuda a queimar gordurinhas da barriga apenas quando é associada à uma dieta equilibrada. Para ter um estímulo a mais na hora de fazer o exercício, o educador físico Armando Júnior recomenda praticá-lo na academia e ao ar livre para evitar a monotonia. Se você está começando, inicie com pisos planos e 15 minutos de caminhada. Vá mudando a altitude, acrescentando algumas subidas no percurso e aumentando a distância, até chegar a um tempo de 30 a 45 minutos. A única contraindicação é para pessoas com problemas nas articulações.

mulher de rabo, com garrafa de água na mão e roupa para praticar exercícios físicos

Foto: iStock.com/Getty Images

Bicicleta

Além de um tênis de qualidade e roupas próprias, quem deseja iniciar neste exercício precisa investir em uma bicicleta. Assim como a caminhada, escolha um lugar que você curta para pedalar. Não se esqueça de prestar atenção ao trânsito e preferir lugares com ciclovia. A bicicleta é garantia de pernas e bumbum durinhos e uma média de 200 calorias torradas em 30 minutos. Se quiser resultados satisfatórios rápidos e uma barriga chapada, alie as pedaladas com uma dieta balanceada e pobre em gordura. Para iniciantes, o ideal é começar com um piso plano e, conforme seu preparo físico, incluir subidas leves no percurso, aumentado a distância aos poucos. Esse exercício também não é recomendado para pessoas com problemas nas articulações.

Texto: Redação Alto Astral

LEIA TAMBÉM