Cães podem sofrer convulsões! Saiba como isso ocorrem e o tratamento indicado

Caso seu cão sofra com convulsões, isso pode ser devido a fatores emocionais ou doenças como epilepsia. Porém, existem tratamentos que controlam os ataques.

- Assim como os seres humanos, os cães também podem sofrer convulsões (FOTO: Shutterstock Images)

Assim como os seres humanos, os cães também podem sofrer com convulsões. “As convulsões são descargas elétricas que acometem os animais por uma série de fatores. O mais comum é a epilepsia, doença de caráter crônico (não tem cura, apenas controle) e congênito (já nasce com a doença, embora muitos animais apresentem as primeiras convulsões na fase adulta)”, explica o médico veterinário Marcos Eduardo Fernandes.

O controle da doença é feito com medicamentos que têm a função de controlar a frequência e a intensidade das crises. Por isso, é possível que, sem a dose adequada, seu cachorro continue, mesmo medicado, apresentando crises convulsivas. No entanto, com drogas e doses corretas, espera-se uma diminuição desse quadro. Caso isso não ocorra, é muito provável que algo de errado esteja acontecendo, como outras doenças envolvidas.

Também é muito importante lembrar que fatores emocionais estão diretamente relacionados com a frequência das crises.

LEIA TAMBÉM

Consultoria: Marcos Eduardo Fernandes, médico veterinário homeopata, psicanalista e mestre em saúde pública pela USP.

Texto: Redação Alto Astral

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência