ESTILO DE VIDA

Bronzeamento saudável: 7 dicas para aproveitar o sol com segurança

É possível aproveitar o sol de verão com segurança e livre de queimaduras? A resposta é sim. Confira as dicas para um bronzeamento saudável!

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 16/01/2021 às 13:00
Atualizado às 13:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Na hora de conquistar o desejado “bronze de verão”, muitas mulheres exageram na dose e acabam causando danos irreversíveis à pele, como manchas, envelhecimento precoce e ressecamento. Para evitar que isso aconteça, existem algumas dicas simples para você seguir antes e depois da exposição ao sol, garantindo um bronzeamento saudável. Confira!

Como garantir um bronzeamento saudável neste verão

Bronzeamento saudável: 7 dicas para aproveitar o sol com segurança
Foto: Shutterstock

1. Escolha o filtro solar adequado. As opções disponíveis no mercado são inúmeras. Vale consultar um dermatologista para te recomendar o protetor solar ideal, considerando o seu tipo de pele.

2. Escolha os horários certos. Lembre-se de que os horários mais adequados para um bronzeamento saudável são antes das 10h e após as 16h, quando os raios solares são menos incidentes.

3. Cuidado com os olhos. O protetor solar não deve ser aplicado muito próximo aos olhos. Para protegê-los, a dica é apostar em óculos de sol, bonés ou chapéus.

4. Use óculos escuros. Na hora de escolher os seus óculos, evite lentes de resina, plástico ou vidro de baixa qualidade. Esses materiais não bloqueiam satisfatoriamente a radiação UV. As melhores opções para contribuir com o bronzeamento saudável são as lentes de cristal óptico.

5. Evite banhos quentes. A alta temperatura da água contribui para o ressecamento da cútis; por isso, o ideal para um bronzeamento saudável é investir em duchas frias ou mornas após a exposição ao sol.

6. Hidratação sempre. Para evitar a descamação da pele, loções hidratantes, cremes ou óleos de banho devem ser utilizados com frequência. Cotovelos e joelhos são áreas com menor quantidade de glândulas sebáceas e necessitam de mais atenção para conquistar um bronzeamento saudável.

7.Tenha paciência. O bronzeamento natural e saudável só poderá ser percebido após alguns dias, pois o corpo precisa de tempo para produzir melanina e liberá-la pelas células. Qualquer tentativa de apressar esse processo poderá trazer mais problemas do que benefícios para a pele. Tome cuidado!

Texto: Gisele Peralta e Milena Garcia | Edição: Renata Rocha

Leia também: