Protetor solar: tudo o que você precisa saber para cuidar melhor da pele

Confira um manual completo com todos os cuidados de proteção contra os raios UV!

Protetor solar: tudo o que você precisa saber para cuidar melhor da pele
Foto: Shutterstock

Ainda estamos na primavera, mas o verão logo vem aí – e o sol mais forte já começou a aparecer. Por isso, é fundamental redobrar os cuidados com a saúde da pele, que devem ser adotados durante o ano inteiro. A principal medida para se proteger dos danos causados pela exposição à radiação ultravioleta, que incide com mais força nessa estação, é o uso de protetor solar. Assim, sua pele estará sempre mais bonita, jovem e bem cuidada.

“As áreas corporais de queimaduras solares evoluem com um risco maior de desenvolvimento de câncer de pele, particularmente os não melanoma. Além disso, a exposição ao sol sem proteção também pode causar manchas de difícil controle na pele, assim como muitos sinais de envelhecimento: rugas, sulcos, piora da textura e elasticidade”, explica a dermatologista Cristiane Braga Kanashiro.

Para que você possa se proteger da melhor maneira possível, elaboramos com o auxílio de especialistas um manual completo sobre o uso do protetor solar, desde dicas de aplicação à escolha do tipo ideal. Confira!

Dicas, tipos e passo a passo do uso do protetor solar

Protetor solar: tudo o que você precisa saber para cuidar melhor da pele
Foto: Shutterstock

Passo a passo para a aplicação

1. Na primeira aplicação do dia, procure espalhar o produto no corpo inteiro sem roupas. Assim, você não corre o risco de esquecer nenhuma parte desprotegida.

2. Para evitar o aparecimento de manchas, a pele deverá estar limpa e seca na hora de aplicar.

3. Os protetores em creme devem ser espalhados com movimentos circulares, já os de textura gel em um único sentido. Enquanto isso, os produto em spray precisam ser aplicados diretamente sobre a pele e não devem ser espalhados com as mãos.

4. Espere, pelo menos, 30 minutos para se expor ao sol após passar o protetor solar.

5. Pés, mãos, pescoço e orelhas são regiões frequentemente esquecidas na hora da proteção solar. Nada de deixá-los de fora, viu?

Quantidade ideal

Além de tomar os cuidados necessários na aplicação do protetor solar, é preciso garantir o uso da quantidade certa de produto. Isso porque esse fator está diretamente relacionado com a efetividade da proteção, mas é ignorado por muita gente.

De acordo com o Guia de Fotoproteção na Criança e no Adolescente, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o recomendado é utilizar a regra das “9 colheres de chá”. Saiba mais na imagem a seguir!

Protetor solar: tudo o que você precisa saber para cuidar melhor da pele
Foto: Shutterstock

Protetor solar para cada tipo de pele

Oleosa: prefira opções mais leves, como em gel ou creme. “Quanto maior a fotoproteção, infelizmente, maior a tendência a oleosidade terá o produto. Assim, um FPS 30 em gel é o ideal”, explica Cristiane.

Seca: opte por protetores mais cremosos, como cremes ou emulsão. “Se tiver alguma substância hidratante associada, melhor ainda”, sugere a médica.

Mista: os fotoprotetores em emulsão são os mais indicados para esse tipo de pele.

Normal: nesse caso, fique livre para escolher o protetor solar que mais se adapte à sua pele e estilo de vida. O importante é usar sempre!

Consultoria: Cristiane Braga Kanashiro, dermatologista | Texto: Redação Alto Astral | Edição: Milena Garcia e Renata Rocha

Leia também: