Brócolis: conheça os benefícios do alimento rico em potássio e vitamina C

O brócolis ajuda a combater a hipertensão e aumenta a imunidade; conheça outros benefícios do alimento pouco calórico e cheio de vitaminas

None
Foto: iStock

por Redação Alto Astral
Publicado em 14/12/2016 às 12:38
Atualizado às 12:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Não é segredo: para cuidar da saúde é necessário, em primeiro lugar, manter uma alimentação equilibrada, que contenha todos os nutrientes para o organismo funcionar corretamente. Nesse sentido, priorizar os alimentos naturais é fundamental. Verduras, legumes e frutas não devem faltar no dia a dia, no lugar dos produtos processados, que geralmente são ricos em gordura e/ou açúcar.

brócolis

Foto: iStock

E um dos alimentos que podem e devem entrar no cardápio é o brócolis – especialistas recomendam cerca de 1 xícara (chá) por dia, variando com outros tipos de verduras e legumes durante a semana. “Ele é pouco calórico, rico em fibras, folato, cálcio, potássio e flavonoides”, destaca o nutrólogo José Alves Lara Neto. É, portanto, liberado em dietas de emagrecimento, oferecendo ainda uma lista de benefícios.

Confira alguns:

Menor risco de hipertensão: o brócolis é rico em potássio, um mineral essencial para o controle da pressão arterial. “Esse nutriente promove a dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando o fluxo”, informa a nutricionista Greice Caroline Baggio.

Imunidade em alta: além de colaborar com o equilíbrio de nutrientes, necessário para as defesas do corpo, o alimento contém uma substância famosa por colaborar com o sistema imunológico: a vitamina C. “Ela ainda conserva os vasos sanguíneos, participa da absorção do ferro, favorece a cicatrização e o crescimento normal dos ossos”, acrescenta Greice.

Respirando melhor

O composto antioxidante sulforafano, presente no brócolis, ajuda a eliminar bactérias que afetam os pulmões. Foi o que revelou um estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, realizado com pacientes que tinham doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). A conclusão foi que o antioxidante estimula a capacidade dos pulmões de eliminar bactérias, melhorando os sintomas.

Valores nutricionais

Valor energético …………25kcal

Proteína……………………….2,1g

Carboidrato…………………4,4g

Fibra alimentar……………3,4g

Cálcio…………………………. 51mg

Magnésio…………………….15mg

Fósforo………………………. 33mg

Ferro………………………….0,5mg

Sódio…………………………. 2mg

Potássio……………………..119mg

VitaminaC…………………. 42mg

LEIA TAMBÉM:

Consultoria: Greice Caroline Baggio, nutricionista; José Alves Lara Neto, nutrólogo

Texto: Redação Alto Astral

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.