Boldo: descubra todas as qualidade dessa planta para o organismo!

O boldo não é primeira opção das pessoas. Por isso, você vai conferir alguns motivos para incluir seu chá na dieta. Confira e não perca mais tempo!

None
Fotos: Gisele Tesser/Colaboradora

por Redação Alto Astral
Publicado em 12/04/2017 às 13:18
Atualizado às 13:41

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Não dá para negar: a maioria das pessoas evita o chá de boldo em razão do seu sabor! Mas após descobrir tudo o que ele tem de bom, você com certeza mudará de ideia. Isso poque ele alivia diversos desconfortos que acometem o estômago, fígado e intestino. Dependendo da variedade da planta (são 4 os tipos mais conhecidos), o consumo estimula o trabalho do fígado na digestão dos alimentos, elimina impurezas do organismo e ainda dá aquela forcinha após excessos no consumo de álcool. Veja como essa planta faz tudo isso e muito mais pela saúde do seu corpo!

boldo

Essa planta tem um gosto amargo, porém é muito rico em benefícios para a saúde Fotos: Gisele Tesser/Colaboradora

Digestão mais que eficiente

Tanto o boldo-do-chile quanto o boldo-da-terra possuem boldina em sua composição. Essa substância é responsável por melhorar o desempenho do fígado que, entre outras funções, estimula a produção e a secreção de bílis, conhecida por atuar diretamente na digestão dos alimentos. Essas variedades da planta ainda protegem o fígado contra diversas enfermidades e, como o órgão é resistente à maior parte dos medicamentos, se apresentam como uma opção natural de tratamento bastante eficaz. Sabe aquela sensação de peso no estômago após excessos alimentares? Ela logo vai embora após o consumo de boldo-do-chile ou boldo-da-terra.

boldo-cha

O boldo é rico em boldina, substância que ajuda melhorar o desempenho do fígado Foto Gisele Tesser/Colaborador

Mais de uma variedade

Sabia que não é só o boldo tradicional que compramos na feira que é possível consumir? Confira mais alguns deles:

  • Boldo-baiano
  • Boldo-chinês
  • Boldo-da-terra
  • Boldo-do-chile

Tem contraindicação?

O chá deve ser evitado em casos de hepatite aguda, gestação e lactação. Em doses excessivas, pode causar náusea, convulsão e vertigem.

Leia também:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.