ESTILO DE VIDA

Alimentação equilibrada: benefícios para o corpo e para a saúde

São vários os benefícios de uma alimentação equilibrada. Confira o que uma boa dieta pode fazer por você, pela sua saúde e por sua autoestima!

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 03/10/2016 às 19:35
Atualizado às 14:49

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Realmente, uma alimentação equilibrada pode fazer milagres! Primeiro porque emagrece e pode te ajudar a conquistar o corpo dos sonhos, e também porque contribui para a saúde geral do organismo. Coração, fígado, ossos, dentes, articulações, músculos, rins, glândulas hormonais… Todo o seu corpo sairá ganhando com uma boa dieta. Além da autoestima, que ficará nas alturas!

Mulher negra sorrindo

Foto: iStock.com/Getty Images

Benefícios de uma alimentação equilibrada para a pele

É o principal reflexo externo da saúde. Se a dieta estiver equilibrada, com a ingestão diária de líquidos, frutas, verduras e legumes, consequentemente, sua pele receberá mais vitaminas e minerais, ficando mais linda e viçosa.

Sono

Com o consumo adequado de vitaminas e nutrientes, a digestão se processa de forma mais eficaz, impedindo a sensação de fome ou estufamento durante a noite.

Cabelos sedosos

Assim como a pele, eles também dependem da nutrição para refletir saúde. As proteínas, por exemplo, ajudam o fortalecimento e crescimento dos fios, enquanto a ingestão de água hidrata as fibras capilares.

Intestino funcionando

As fibras contidas nos vegetais, cereais e alimentos integrais regulam o funcionamento do intestino quando aliadas ao consumo adequado de água.

Disposição total!

Muitas vezes, a falta de disposição acontece devido à intoxicação provocada pelo consumo de refeições rápidas, calóricas e pouco nutritivas, que não oferecem energia suficiente ao organismo.

Memória

A alimentação correta ajuda no processamento das informações pelo cérebro. Gorduras do bem (como os ômegas), assim como vitaminas do complexo B, são fundamentais para a memória. Cardápios com a inclusão de peixes, frutos do mar, ovos, carne, cereais, grãos integrais, frutas e folhas verde-escuras contribuem para a manutenção da inteligência.

LEIA TAMBÉM

Texto: Viviane de Gênova/Colaboradora | Consultoria: Tamara Mazaracki, nutróloga da Clínica Slin, do Rio de Janeiro (RJ)