Conheça os benefícios da atividade física para a mente

Segundo a ciência, praticar qualquer atividade física pode ser muito útil para a mente também, além de todas as vantagens na saúde do corpo. Entenda!

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 11/08/2016 às 13:26
Atualizado às 12:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Praticar qualquer tipo de atividade física faz muito bem para a nossa saúde, como todos os especialistas não cansam de nos indicar. Além disso, o que vem chamando a atenção nos últimos tempos são os benefícios da atividade física para o nosso cérebro também. A ciência vem se debruçando há bastante tempo nessa questão, e os resultados são animadores.

Pesquisa indica os benefícios da atividade física para a mente

FOTO: Shutterstock.com

Atividade física: corpo ativo, mente ativa

Um estudo feito pela equipe do neurocientista Justin S. Rhodes, da Universidade de Illinois (EUA), dividiu camundongos em quatro grupos. O primeiro ficou em um ambiente com boa comida, água com sabores e casas confortáveis. O segundo também tinha essas regalias, mas com uma diferença: poderia se exercitar. O terceiro grupo recebia comida comum e não tinha luxo. Já o quarto grupo também não tinha regalia, mas poderia se exercitar na roda presente na gaiola.

Após fazer testes cognitivos e análise de tecidos nos camundongos, os pesquisadores descobriram que, para a saúde cerebral, só importava se os animais se exercitaram ou não. A explicação é simples: a prática de atividade física gera neurônios. Essa constatação científica é relevante, se levarmos em conta que, depois dos 30 anos, os humanos começam a perder cerca de 1% por ano do volume do hipocampo, região cerebral responsável pela memória e aprendizado.

O personal trainer Caio Gatti conta que, com profissionais qualificados, é possível melhorar a saúde, manter o tônus muscular e o condicionamento físico, sem esquecer de tomar cuidado com os limites de cada aluno. As atividades físicas são importantes na prevenção de vários tipos de doenças, por melhorar a parte cardiorespiratória e os índices de triglicérides e colesterol, entre outros fatores.

Veja também!

Para aprender melhor: atividade física

Conheça os benefícios da corrida para o cérebro

Texto: Karina Alonso/Colaboradora – Edição: Victor Santos
Consultorias: Alexandre Leopold Busse, geriatra da empresa Azimutemed; Alice Amaral, médica especialista em nutrologia e medicina do exercício e esporte; Caio Gatti, personal trainer e sócio proprietário da academia Tonu’s Coach Club.