Quais são os benefícios da abóbora para a saúde?

Você conhece os benefícios da abóbora? Sabe como ela colabora para melhorar a qualidade da sua saúde? Confira mais sobre essa delícia!

None
Além de ser nutritiva, a abóbora ajuda controlar os índices da glicemia Foto: Istock.com/Getty images

por Redação Alto Astral
Publicado em 03/03/2017 às 13:22
Atualizado às 13:33

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Pele mais bonita, unhas fortes, cabelos brilhantes, saúde dos olhos e intestino em ordem são apenas alguns dos benefícios da abóbora. O alimento, que vai bem em pratos doces e salgados, fornece vitaminas, sais minerais, fibras e diversas substâncias que fortalecem a saúde como um todo.

 abóbora

Além de ser nutritiva, a abóbora ajuda controlar os índices da glicemia Foto: Istock.com/Getty images

Doenças sob controle

Diabéticos e hipertensos encontram no legume um grande aliado, já que ele contém baixo índice glicêmico, colaborando para o controle da glicemia, além de muitas fibras, que ajudam no metabolismo do controle da pressão. O poder de emagrecimento ainda colabora para manter essas doenças sob controle, além de refletir na prevenção de outros diversos distúrbios. “A abóbora é um alimento de baixa carga glicêmica, rica em vitamina A e com bons níveis de vitamina C, potássio, fibras, entre outros nutrientes”, destaca a nutricionista Angelina Zapponi.

Pele, olhos e cabelos

A cor da abóbora já entrega: ela é rica em betacaroteno, um carotenoide responsável pelos tons alaranjados dos alimentos e que, após ingerido, converte-se em vitamina A, fundamental para a saúde dos olhos, da pele e do cabelo, além de fortalecer o sistema imunológico. “Os vegetais verde-escuros e frutas e vegetais de coloração amarela, alaranjada ou avermelhada são ricos em carotenoides. Esses alimentos, como por exemplo, a abóbora e a cenoura, protegem contra xeroftalmia (‘olhos secos’), cataratas e outras doenças oculares, além de auxiliar na imunidade do organismo contra infecções”, afirma a nutricionista Clarissa Baia Bargas Uezima.

casal correndo

A abóbora fornece nutrientes que dão mais força e disposição para a prática de atividades físicas Foto: Istock.com/Getty images

Auxilio para os treinos

Quem busca ficar em paz com a balança tem na alimentação uma ajuda e tanto. Isso porque é por meio do que se consome que o corpo ganha os nutrientes certos para ter saúde e disposição, já os exercícios físicos tem o papel de queimar as calorias extras. A abóbora com certeza é um alimento que não pode ficar de fora da dieta de quem quer manter a forma. Rica em fibras e com baixo valor calórico, a abóbora é uma verdadeira aliada do emagrecimento. “Ela gera resíduo alcalino no organismo, favorecendo o equilíbrio ácido-básico, responsável pelo emagrecimento e equilíbrio metabólico. Além disso, por possuir quantidade significativa de fibras, auxilia na saciedade, frequência evacuatória e eliminação de toxinas”, salienta Angelina Zapponi.

Texto Redação Alto Astral

Consultoria Angelina Zapponi e Clarissa Baia Bargas Uezima, nutricionistas

Leia também: