ESTILO DE VIDA

Beleza: descubra como os antioxidantes podem ajudar!

O segredo da beleza não está somente nos cosméticos. Uma alimentação rica com os alimentos corretos, podem ajudar. Confira!

None
Foto Istock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 28/09/2016 às 20:26
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Manter a pele saudável e os cabelos bonitos pode ser mais fácil do que você imagina: basta seguir uma dieta balanceada e rica em compostos antioxidantes. “Os alimentos antioxidantes, ou seja, com o poder de combater os radicais livres liberados pelo estresse oxidativo, são importantes para manter a pele e os cabelos bonitos e saudáveis”, explica a dermatologista Daniela Nunes.

torta de morango

Foto Istock.com/Getty Images

Vermelhinhas

Além de serem deliciosas, as frutas vermelhas como morango, uva roxa, framboesa, amora e romã são ricas em flavonoides, compostos que favorecem a circulação do sangue no couro cabeludo. Com isso, facilitam a nutrição dos fios com elementos essenciais, água e oxigênio, mantendo-os hidratados e evitando a queda.

Cítricos tradicionais

É o poder da vitamina C que garante a saúde da pele proporcionada pelo consumo dos clássicos limão e laranja. Esse nutriente é fotoprotetor, minimiza manchas e outros danos causados pelo sol e mantém a firmeza da pele. Mais do que isso, a vitamina é fundamental para a formação de colágeno, proteína essencial para o fortalecimento dos tecidos, evitando flacidez e celulite. As frutas devem ingeridas, preferencialmente em forma de suco puro, logo depois de serem descascadas.

Aveia e trigo

Foto Istock.com/Getty Images

Proteção cereal

A aveia faz bem para quase todas as funções do organismo e com a pele não é diferente. Possui substâncias chamadas de fenóis que concentram atividade bactericida e anti-inflamatória, combatendo as bactérias que formam acnes na pele e minimizando as irritações causadas pelas espinhas.

Leia também:

Bronzeado laranja

O betacaroteno é um dos compostos antioxidantes responsáveis por conferir cor alaranjada aos alimentos. Está presente em grande quantidade na cenoura e é capaz de manter o bronzeado da pele e bloquear uma parte dos raios ultravioleta. Não deve ser consumido em excesso, pois pode deixar a pele amarelada. A cenoura também possui ácido lipoico, que revitaliza a pele.

Consultoria Daniela Nunes, dermatologista