Connect with us

O que você está procurando?

Você sente dor na região pélvica, útero ou ovários? Pode ser varizes pélvicas!
- FOTO: Shutterstock

Varizes pélvicas: entenda o que é e as formas de prevenção

Você sente dor na região pélvica, útero ou ovários? Pode ser varizes pélvicas!

Cerca de um terço das mulheres já sentiu ou irá sentir dores nas regiões íntimas, útero ou ovários. E, embora pouco conhecidas, as grandes causadoras desse incômodo são as varizes pélvicas. A doença é difícil de ser identificada, porém pode ser tratada e prevenida facilmente. O angiologista e cirurgião vascular Ricardo Brizzi dá mais detalhes sobre o assunto para você se cuidar.

mulher de roupa branca com as mãos na região pélvica onde há um sinal de dor

FOTO: Shutterstock

O que são varizes pélvicas?

As varizes pélvicas se caracterizam pela dilatação das veias externas do útero e ovários. “Podem ser causadas pelo hormônio feminino estradiol e estão ligadas à fragilidade do sistema vascular”, afirma o especialista.

Sintomas

Dores na região pélvica, sensação de peso antes da menstruação, cólicas fortes, sangramento menstrual intenso e incômodos durante e após as relações sexuais. O problema também pode gerar consequências psicológicas, como depressão e perda de autoestima.

Grupo de risco

A doença, que é hereditária, acomete mais as mulheres acima dos 30 anos que já tiveram duas ou mais gestações, têm ovário policístico ou disfunções hormonais. Diagnóstico Além da observação dos sintomas, devem ser feitos exames laboratoriais. “Às vezes, não é fácil chegar a esse diagnóstico, porém ele pode ser feito por meio de ultrassonografia e ressonância magnética”, explica Brizzi.

Tratamento das varizes pélvicas

Para os casos mais simples, é com uso de medicamentos. Já nos mais sérios é necessária intervenção cirúrgica. O método mais comum é a embolização: desobstrução das varizes pélvicas por meio de cateter inserido na veia.

Prevenção

Combater sedentarismo e obesidade para, assim, melhorar a circulação sanguínea, além do cuidado com o uso excessivo de hormônios. “Se a mulher tem propensão às varizes e quer engravidar, deve se tratar antes da gestação”, também lembra o médico.

LEIA MAIS:

Texto: Carolina Vieira

Advertisement

Estilo de vida

Observar o corpo do bebê é uma boa maneira de verificar como está o desenvolvimento. Decifre os os sinais que seu filho dá e fique atenta!

Estilo de vida

Que tal utilizar uma ingrediente caseiro na produção de máscaras para pele e cabelo? Aprenda como usar o mel em 3 receitas incríveis!

Estilo de vida

Você nunca iria imaginar que o Kung Fu seria capaz de te fazer perder até 1.500 calorias por aula, não é mesmo? Confira então todos os benefícios da luta

Estilo de vida

O abacate pode ser consumido como farinha, óleo e folhas, garantindo o melhor aproveitamento da fruta. Veja os benefícios e como preparar cada um!

Estilo de vida

Os carboidratos são os grandes amigos de quem busca eliminar aquela gordurinha localizada. Portanto, invista em um dos 5 alimentos a seguir!

Estilo de vida

Uma taça de vinho por dia é capaz de prevenir 7 problemas de saúde. Os nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórios da bebida confirmam seu poder. Confira!

Estilo de vida

A batata-doce, queridinha dos praticantes de academia, traz benefícios para qualquer tipo de pessoa que queira incluí-la na dieta. Confira suas vantagens!

Receitas

Aprenda a fazer essa receita italiana de lasanha com molho pesto. Ela é tão prática que fica fica pronta em 30 minutos. Faça hoje mesmo, todos vão amar!