Fuja das bebidas calóricas que sabotam o emagrecimento

Você sabia que, dependendo da escolha que fizer, as bebidas calóricas podem representar até 50% do valor calórico de uma refeição completa?

- Foto: Shutterstock.com

Um estudo realizado pelo Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, nos Estados Unidos, revelou que cortar as bebidas calóricas do dia a dia pode ser mais eficaz no emagrecimento do que reduzir a quantidade dos alimentos. Isso porque as pessoas tendem a se preocupar mais com o que comem do que com o bebem, achando que a bebida não atua de forma direta no aumento ou diminuição do peso. O primeiro problema causado pela ingestão incorreta de líquidos é a dilatação do estômago. De acordo com o nutricionista Ricardo Zanuto, quando a pessoa ingere alguma bebida durante a refeição, ocorre o aumento do volume do estômago, alterando a sensação de fome. “Ao beber líquidos com a comida, há diluição do ácido clorídrico, provocando um retardamento da digestão, principalmente de proteínas e gorduras. Por isso, recomendo ingerir as bebidas 30 minutos antes ou depois da alimentação”, indica o profissional.

Você sabia que, dependendo da escolha que fizer, as bebidas calóricas podem representar até 50% do valor calórico de uma refeição completa?

Nesse caso, os maiores vilões são os refrigerantes e os sucos de fruta em excesso, tanto os naturais como os de caixinha, por isso, tomar água ajuda no emagrecimento, pois não conta calorias a mais na sua dieta. As bebidas gaseificadas contêm gás carbônico, que também contribui para a dilatação do estômago. Mesmo optando pelas versões light ou diet, os refrigerantes não são recomendados, já que possuem um alto índice de sódio em sua composição, o que provoca a retenção hídrica. O mesmo acontece com os sucos industrializados: são ricos em calorias e conservantes, principais agentes causadores do inchaço. Em relação aos sucos naturais, o problema fica por conta da frutose (açúcar natural), quando consumida em excesso. Na hora de escolher o que beber, aposte na água, que pode ser ingerida à vontade. Se preferir um suco, de preferência ao de limão ou maracujá, que são fontes de fibras e não somam muito açúcar no organismo. Água de coco também é magrinha e ajuda a matar a fome.

Cerveja: em média, 1 lata (350ml) de cerveja tem 147kcal. No happy hour, beba até 2 copos (400ml) e alterne com água para reduzir os efeitos das bebidas calóricas.

Chá: para não somar calorias ao seu cardápio, beba chá de ervas (ou de frutas) sem adoçar. Uma boa opção é o chá verde, que seca as gordurinhas.

Refrigerante: a maioria tem 137kcal por lata (350ml). A melhor escolha são as versões light e diet, mas sem excessos, pois podem reter líquidos no corpo.

Leite: o cálcio favorece a perda de peso, mas você deve optar pela versão desnatada da bebida, que fornece 90kcal a cada 1 copo (250ml), em média.

Suco: os menos calóricos são os de acerola, morango, limão, maracujá e tomate.

Caipirinha: a bebida alcoólica possui cerca de 7kcal por grama. No caso da caipirinha, as calorias aumentam ainda mais, pois a bebida é preparada com açúcar. Cada 100ml contém mais ou menos 260kcal.

Texto: Jacque Lopes | Consultoria: Ricardo Zanuto, especialista em nutrição esportiva, mestre e doutor em fisiologia humana 

LEIA TAMBÉM:

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência