Connect with us

O que você está procurando?

Existem alimentos que combatem fígado gorduroso, uma doença caracterizada pelo acúmulo de gordura no órgão e que pode evoluir para algo mais grave
- Diversos alimentos naturais ajudam a afastar doenças, como o fígado gorduroso / Foto Shutterstock

3 alimentos que combatem fígado gorduroso

Existem alimentos que combatem fígado gorduroso, uma doença caracterizada pelo acúmulo de gordura no órgão e que pode evoluir para algo mais grave

O fígado gorduroso – ou esteatose hepática – é uma doença que atinge esse órgão e que se caracteriza pelo acúmulo de gordura. Se não for tratado, ele pode se tornar bastante inchado e evoluir para uma cirrose. Porém, não existe um tratamento específico para essa situação, há apenas formas de prevenção e de impedir a sua evolução, como alguns alimentos que combatem fígado gorduroso.

 

Existem alimentos que combatem fígado gorduroso e ajudam na sensação de bem-estar

Diversos alimentos naturais ajudam a afastar doenças, como o fígado gorduroso / Foto Shutterstock

As principais causas da doença são a ingestão exagerada de alimentos ricos em gordura – que aumentam o colesterol e sobrecarregam o órgão – e o alcoolismo. A doença pode também estar associada a outras, como o diabetes, a hipertensão e a obesidade. Por isso, segundo a nutricionista Ana Paula Martins, o recomendado para quem possui esse problema é ter uma alimentação mais saudável, dando preferência a alimentos com baixo teor de gordura. Confira 3 opções para adicionar ao cardápio!

 

1. Alcachofra

Possui acinarina, ácido cafeico e luteolina. Elas estimulam a produção da bile hepática, formando os sais biliares e auxiliando no bom controle do colesterol. Contém também um princípio ativo que possui propriedades hepatoprotetoras e regeneradoras das células hepáticas. Devido ao seu potencial de detoxificação, ela auxilia no bom funcionamento do intestino e do organismo, melhorando e aumentando a termogênese, podendo ajudar, assim, na queima calórica e, consequentemente, na perda de peso corporal.

2. Gengibre

Ele regula as secreções liberadas pelo fígado devido a sua ação adstringente, ajudando no combate a essa doença. O gengibre pode ser ralado ou adicionado a sucos e chás.

3. Açafrão

“É o tempero favorito do fígado”, comenta a nutricionista Andrezza Fernandes. A curcumina presente no açafrão-da-terra apresenta potentes efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e antimutagênicos.  Por isso, tente adicionar um pouco desse desintoxicante ao seu prato.

 

Consultoria: Andrezza Fernandes, nutricionista

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

Conheça os tipos de demência que atingem o cérebro e aprenda a identificá-las em quem está sofrendo com o problema para buscar um diagnóstico preciso

Estilo de vida

O intestino desregulado pode resultar em vários problemas para a saúde, como gases em excesso e prisão de ventre. Entenda mais sobre esse assunto!

Estilo de vida

A caminhada é um exercício físico que não tem contraindicação e só faz bem para a saúde e boa forma. Confira outros motivos para apostar na modalidade!

Moda & Beleza

Confira o truque de make que cria o efeito de escamas através do uso de meia arrastão e arrase na tendência sereismo com essa maquiagem de sereia.

Estilo de vida

Nutricionista explica sobre como os sucos poderosos podem ajudar a reduzir o apetite, dá dicas e ainda ensina duas receitas de suco verde! Confira!

Estilo de vida

Com a ajuda de chás e sucos calmantes, você pode melhorar o seu sono! Confira cinco receitas que te ajudarão a dormir melhor

Estilo de vida

Além de ser saboroso e contribuir para a perda dos quilinhos extras, o gengibre também possui substâncias que atuam no sistema cardiovascular!

Estilo de vida

Estudo ensina nova maneira de ficar livre do arsênio no arroz e evitar problemas derivados dele, como câncer, doenças cardíacas e diminuição do QI