Aerofobia: saiba como o medo de avião está ligado à ansiedade!

O medo de avião - ou de voar, de uma maneira geral - é um dos líderes na lista de fobias que acometem uma quantidade significativa de pessoas

- (Foto: Shutterstock)

Quem nunca se sentiu ansioso? Afinal, a ansiedade é um sentimento natural, que faz parte da evolução da humanidade. Entretanto, ela pode se tornar uma doença, principalmente quando nos impede de trabalhar, sair ou viajar, por exemplo, já que o medo de avião é um dos mais frequentes.

Embora a ansiedade seja muito parecida com o medo, há diferenças. Se nos deparamos com uma cobra, prestes a dar o bote, sentimos medo. Mas se ficamos em casa, pensando na possibilidade de sermos atacados por uma cobra, sentimos ansiedade. Assim, podemos dizer que ela é uma espécie de “preocupação”, isto é, ocupar a mente com algo que pode ou não acontecer no futuro.

E é justamente a ansiedade que impede a maioria das pessoas de cruzar os ares para conhecer lugares diferentes. Segundo a psicóloga Fernanda Queiroz, cofundadora da VOE Psicologia, empresa especializada no tratamento da aerofobia, as pessoas que se preocupam de forma excessiva, ou aquelas já diagnosticadas com algum transtorno da ansiedade, são mais propensas a desenvolver algumas fobias, como o medo de avião. “O que vemos no dia a dia é que, em muitos casos, o problema não é o avião em si, mas sim o medo de ter uma crise de ansiedade durante a viagem”.

Essa situação pode afetar qualquer pessoa. “Tudo acontece muito rápido, com uma série de sintomas surgindo ao mesmo tempo. Falta de ar, tontura, sudorese, taquicardia, enjoo, inquietação, dor de barriga e desconforto são algumas manifestações”, explica Fernanda. Há pessoas que criam pensamentos automáticos e distorcidos sobre circunstâncias extremas, como: “quem vai me socorrer?”; “vou passar vergonha”, “todo mundo vai presenciar minha crise”, e assim por diante. Com isso, acabam evitando ao máximo viajar de avião para não ter que enfrentar o medo de ter uma crise em pleno voo.

Como prevenir que a ansiedade normal se torne patológica é uma questão chave para se livrar do problema. Porém, se a pessoa percebe que seus sentimentos são desproporcionais à situação, o ideal é procurar ajuda especializada para que isso não evolua para algum transtorno mais grave!

LEIA TAMBÉM

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência