5 dicas essenciais para quem quer vencer o medo de avião

Viajar de avião pode ser algo assustador para algumas pessoas, mas também essencial. Por isso, é importante lidar com esta fobia.

Por Vinicius Galico - 10/11/2017

Foto: Shutterstock

Fazer as malas, ir até o aeroporto, fazer o chek-in, despachar a bagagem, entrar no avião e procurar a sua fileira e assento. Todo este ritual é típico para quem realiza viagens aéreas. No entanto, para aqueles que sentem medo de estar em um avião, o problema ainda está por vir: é quando os motores são ligados e a aeronave sai do chão que o pânico tem início.

O medo de avião é uma fobia e deve ser levada a sério. Portanto, selecionamos algumas dicas que irão ajudar a superar este pavor que muitas vezes pode impedir você de realizar aquela viagem dos sonhos.

1 – Viaje durante o dia

Sim, a primeira dica é básica e pode te ajudar muito. Viagens durante à noite podem ser aterrorizantes para quem já tem medo de voar, principalmente porque você não consegue enxergar nada pela janela do avião. Em uma turbulência ou tempestade, a sensação causada pelo breu do lado de fora pode piorar tudo. Portanto, dê preferência aos voos diurnos.

2 – Sente na janela

Complementando a primeira dica, a segunda também ajuda muito! Naturalmente, os seres humanos sentem mais medo em situações que não podem ter alguma forma de controle. Estar sentado próximo a uma janela durante uma turbulência pode ser reconfortante, pois você poderá enxergar a vida para além daquele avião.

3 – Controle a ansiedade

Existe uma técnica bem simples e que é praticada pelos seres humanos há milhares de anos, mas que ainda assim nos esquecemos dela nos momentos necessários. Trata-se de controlar a sua respiração. Ao inspirar e expirar de forma contínua, profunda e cadenciada em momentos de crise, nossos níveis de estresse e agitação tendem a diminuir bastante.

4 – Ler e ouvir as instruções do voo

Todo mundo sabe que as aeromoças costumam passar instruções, que também podem ser encontradas em algum tipo de manual durante o voo. Prestar a atenção e compreender exatamente o que deve ser feito em situações de emergência pode passar uma maior sensação de segurança.

5 – Pensar no pote de ouro no final do arco-íris

Pois é, focar na recompensa muitas vezes nos motiva a encarar os desafios do caminho até ela. Portanto, quando o medo e a ansiedade baterem, tente lembrar os motivos que te fizeram estar dentro daquele avião. É a viagem dos seus sonhos? É o encontro com alguém? Seja o que for, esse sentimento irá te ajudar, e muito!

LEIA TAMBÉM