Adoçantes: conheça os tipos mais comuns, suas vantagens e desvantagens

Em busca de uma alimentação mais saudável, muitos optam pelos adoçantes. Mas, afinal, você conhece os tipos existentes? Saiba mais sobre eles!

- Foto Shutterstock.com

O açúcar refinado é, assim como o sal, um vilão para a saúde. Então, em busca de uma alimentação mais saudável e, por que não, perder alguns quilos, muitos optam pelos adoçantes. Mas, afinal, você sabe o que está colocando em sua mesa? Confira!

Açúcar, doce, colher

Foto iStock.com/Getty Images

Artificiais

  • Aspartame
    Características: no organismo, ele é convertido em três substâncias, que são “partes” comuns a outros alimentos. Quando sujeito a temperaturas elevadas, perde o poder adoçante e é facilmente solúvel em líquidos quentes. Adoça 200 vezes mais que o açúcar e fornece 4kcal por grama.
    Vantagens: é benéfico para o controlo de peso.
    Desvantagens: “o seu consumo é contraindicado em situação clínica de fenilcetonúria. Diversos estudos sugerem uma associação com o aumento do risco de câncer, nomeadamente tumor cerebral, linfomas ou leucemia e reações alérgicas. Também está associado à doença de Alzheimer e de Parkinson”, explica a nutricionista Mariana Taranto.
  • Sacarina
    Características: não pode ser metabolizada pelo corpo. Adoça 300 vezes mais que o açúcar e não fornece calorias ao organismo. Também é estável a temperaturas elevadas.
    Vantagens: esse tipo de adoçante é considerado seguro para o organismo humano.
    Desvantagens: apresenta consumo contraindicado em situações clínicas de hipertensão e doença renal. “Estudos sugerem que pode estar associado ao desenvolvimento de câncer da bexiga”, complementa Mariana.
  • Sucralose
    Características: proveniente da cana de açúcar, é totalmente excretado pelo corpo. Adoça 600 vezes mais que o açúcar e, assim como os demais, não fornece calorias. É resistente a temperaturas elevadas.
    Vantagens: não produz cáries e ainda não apresenta efeitos teratogênicos, de toxicidade ou carcinogenicidade.
    Desvantagens: de acordo com a nutricionista Mariana, essa versão não apresenta desvantagens em relação ao consumo.

Saiba mais:

3 saladas nutritivas que combatem excesso de açúcar no sangue

Açúcar e sal: quanto consumir?

Para adoçar a vida: conheça os tipos de açúcar

Naturais

estevia

Foto Shutterstock.com

  • Estévia
    Características: é extraído da planta da Stévia rebaudiana e tem leve sabor amargo. Também é absorvido pelo corpo, mas é totalmente excretado. Adoça 300 vezes mais que o açúcar e não fornece calorias. É estável a temperaturas elevadas.
    Vantagens: estudos sugerem efeitos anti-hiperglicêmico, anti-hipertensor, antitumoral, antidiarreico, diurético e ação imunomoduladora. Não favorece a formação de cáries nem apresenta toxicidade.
    Desvantagens: não possui desvantagens.
  • Frutose
    Características: naturalmente, esse adoçante pode ser encontrado nas frutas, produtos agrícolas e mel. É solúvel em água e conserva o sabor doce quando submetido ao calor.
    Vantagens: existem alguns argumentos a favor da utilização da frutose na alimentação de diabéticos. Por exemplo: independência em relação à insulina no seu transporte, distribuição e metabolismo; absorção mais lenta comparativamente à glicose; aumentos mínimos e transitórios da glicemia após a sua absorção; efeito anti-cetogênico.
    Desvantagens: a frutose pode comprometer a absorção de minerais; estudos comprovam que o seu uso por tempo prolongado dificulta a absorção do cobre, o que traz implicações na síntese da hemoglobina. Alguns estudos indicam ainda que os produtos resultantes do seu metabolismo podem estar envolvidos nas complicações vasculares, renais e oculares da Diabetes Mellitus.

 

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência