Dê adeus ao inchaço com mudanças no dia a dia

A retenção de líquidos pode atrapalhar na hora da dieta. Pequenas mudanças de hábito podem ser essenciais para dar adeus ao inchaço de uma vez por todas.

- Foto: iStock.com/Getty Images

Confira dicas valiosas para dar adeus ao inchaço e, de quebra, se ver livre das gordurinhas indesejadas:

Mulher deitada deseja dar adeus ao inchaço

Foto: iStock.com/Getty Images

Diga adeus ao inchaço na rotina

Pequenas mudanças podem ajudar você a desinchar. Evitar sutiã, pulseiras, relógios e anéis apertados é uma delas. Use roupas leves que não apertem e não abuse de sapatos muito altos. As meias de compressão também são uma boa opção para combater edemas nas pernas e pés. Procure não permanecer muito tempo na mesma posição. À noite, permaneça com as pernas e os pés de 10 a 15 minutos para o alto, pois ativa a circulação sanguínea. Verifique, ainda, suas taxas hormonais, pois alterações nos hormônios podem provocar inchaço. Também é importante checar qual o anticoncepcional está usando, porque alguns apresentam altas doses de estrogênio, que causa ou agrava os edemas.

Mexa-se!

Exercícios aeróbicos, tais como caminhar, correr, andar de bicicleta, entre outros, são mais indicados para melhorar a circulação e prevenir edemas. Vale também optar por ioga ou pilates, que aliam alongamento e força, beneficiando também o sistema linfático.

SAIBA MAIS

Principais causas do inchaço

5 dicas valiosas para acabar com a sensação de inchaço!

Confira o top 10 alimentos que combatem o inchaço

Reposição hídrica

A recomendação dos profissionais é consumir 2 litros de água por dia, porém, a necessidade individual varia de acordo com o peso corporal e com as atividades físicas de grande intensidade que a pessoa pratica. “A água ajuda a acelerar o processo de filtragem do sangue, auxilia na eliminação das toxinas e estimula os rins a excretar o sódio, o que acaba diminuindo o edema. Além disso, a água previne o inchaço, porque colabora para que o intestino funcione com regularidade”, afirma a nutróloga Paula Cabral.

Aliados na dieta

Invista na ingestão de alimentos com grande quantidade de água como alface, melancia, pepino, aspargos e melão. Também inclua na sua rotina ingredientes com fibras como aveia, arroz e outros cereais integrais e folhas verdes-escuras (brócolis, couve, espinafre), que ativam a circulação sanguínea. Modere no consumo de sal, conservas, azeitonas, embutidos, molho de soja, sopas e molhos prontos, ketchup, mostarda, refrigerantes e açúcar refinado. “Também não exceda na cafeína, chá preto e álcool, que, apesar de sua ação diurética, promovem a retenção de sódio. Recomendo ainda ingerir diuréticos naturais, tais como, chá verde, branco, de carqueja, dente de-leão e cavalinha”, indica Paula.

Texto: Fernanda Vasconcelos/Colaboradora | Consultoria: Lenita Borba, nutricionista do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, www.idpc.org.br; Paula Cabral, médica nutróloga da clínica Hagla, www.hagla.com.br

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência