Incluir acompanhamentos na sua salada pode turbinar a dieta

Incluir acompanhamentos na sua salada, além de ser muito nutritivo, pode te incentivar a colorir cada vez mais o prato e ainda ajudar a emagrecer!

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Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 14/09/2016 às 18:23
Atualizado às 12:17

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O que é bom pode ficar melhor ainda! Isso acontece quando você incrementa suas saladas com acompanhamentos que, além de deliciosos, são nutritivos e ajudam a manter a boa forma. As folhas verdes que compõem as saladas são importantes fontes de vitaminas e minerais, mas podem ser muito mais benéficas ao organismo e para a dieta quando combinadas com outros alimentos poderosos, como o grão-de-bico, as carnes magras e até mesmo frutas, que agregam sabor e valor nutricional ao prato!

Prato de salada de folhas verdes, tomates, ovos, frango e molho para acompanhar

Foto: Shutterstock.com

Frutas

As frutas, que ajudam a manter o organismo saudável, eliminar a retenção de líquidos e são ricas em vitaminas, minerais e fibras, são excelentes acompanhamentos para enriquecer a salada. Mas, para perder, peso é preciso saber quais são as mais eficazes nesse processo. Confira algumas sugestões para você incluir na salada:

Laranja: é rica em vitamina C e ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Morango: fonte de sais minerais, a fruta também auxilia no funcionamento do intestino.

Maçã: auxilia na retenção de líquidos e mantém os níveis de colesterol estáveis.

Melão: é diurético e ajuda a estabilizar a pressão arterial.

Abacate: eleva o nível de colesterol bom (LDL) e estimula a cicatrização.

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Ovos

Fonte de proteína de elevada qualidade, o ovo demora demora mais tempo para ser digerido, o que prolonga a sensação de saciedade. “Não precisa ter medo de incluí-lo na sua dieta. Ele é um dos melhores acompanhamentos para saladas bem elaboradas e auxilia no processo de emagrecimento”, comenta a nutricionista Karina Gouvêa.

Carnes magras

As carnes magras são um acompanhamento ideal para deixar a salada ainda mais leve e são fontes de proteína, que tem participação fundamental no crescimento, reparação e conservação de órgãos, tecidos e células. Além disso, uma dieta rica em proteínas e pobre em carboidratos acelera a perda de peso em um curto espaço de tempo, quando comparada a outras dietas. Aposte em: frango, peixe e carnes vermelhas, como patinho, músculo e filé mignon.

Grão-de-bico

Além das proteínas, o grão-de-bico é excelente para incrementar a salada. É considerado um alimento de baixo índice glicêmico, devido à sua alta taxa de fibras, o que lentifica a absorção dos carboidratos. Esse processo pode auxiliar no controle de peso, já que melhora o controle da saciedade. Também é rico em triptofano, um aminoácido essencial para a produção de serotonina, hormônio relacionado à sensação de bem estar.

Pão integral

As fibras alimentares, presentes em grande número nos alimentos integrais, são os elementos reguladores mais importantes da alimentação. Sua ingestão regular acelera o trânsito intestinal, o que contribui para a perda de peso. Além disso, são mais resistentes à digestão, conferindo maior sensação de saciedade. Não perca mais tempo e inclua na sua salada esse grupo de alimentos!

Consultoria: Camila Bertho nutricionista do site FR Nutri, Cyntia Bassi nutricionista de São Paulo (SP), Karina Gouvêa, nutricionista especialista em obesidade e emagrecimento de Vitória (ES) Madalena Vallinoti, nutricionista do Grupo CBES

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