ESTILO DE VIDA

Abacaxi: conheça quais são seus benefícios para o nosso corpo!

O abacaxi é rico em fibras, vitaminas A e C, além de minerais e uma enzima pra lá de eficiente: a bromelina. Saiba mais sobre os benefícios para o corpo!

None
Foto: iStock

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/12/2016 às 14:12
Atualizado às 16:21

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

SSe no ditado popular “ter que descascar um abacaxi” é sinônimo de estar diante de um problema daqueles, quando se trata da saúde do organismo o papel dessa fruta muda. É que, por ser rico em vitaminas e minerais, o abacaxi, quando consumido com regularidade, é capaz de afastar problemas de saúde e aumentar a imunidade do organismo.

Abacaxi cortado em pedaços

Foto: iStock.com/Getty Images

O rei das frutas

Não é só por sua aparência imponente que o abacaxi está entre as frutas tropicais que mais trazem benefícios ao organismo. Em sua composição, estão presentes minerais importantes, tais como:

  • Cálcio: está presente na composição dos ossos e dentes, participa da coagulação sanguínea, facilita o deslizamento e contração das fibras musculares, regula a divisão celular, facilita a transmissão de impulsos nervosos e controla os batimentos cardíacos.
  • Magnésio: direciona o cálcio para ser absorvido pelos ossos, previne doenças cardiovasculares, pressão alta e arritmia, participa na absorção de proteínas e carboidratos, reforça o sistema imunológico e atua na formação de proteínas.
  • Potássio: equilibra a quantidade de água presente nas células, controla a pressão arterial, aumenta a elasticidade das artérias e também age nas contrações musculares.

E a bromelina?

“Devido à presença de bromelina em sua composição, uma mistura de enzimas que desdobram proteínas, o abacaxi facilita a digestão”, esclarece a nutricionista Daniela Jobst. Além disso, esta enzima ainda estimula um melhor aproveitamento dos outros nutrientes existentes no nosso corpo. Mas seus benefícios não param por aí: a bromelina também dissolve o muco ou o catarro dos pulmões, facilitando a expectoração, e age como um poderoso anti-inflamatório.

O que muitas pessoas ainda não sabem é que boa parte dessa enzima é jogada fora. Isso mesmo! E sabe por quê? Porque ela está em grande concentração na parte central da fruta, aquela mais dura, que normalmente é descartada antes do consumo. Para aproveitar seus benefícios, bata o miolo do abacaxi em sucos e vitaminas.

Fibras poderosas

Elas estão presentes no abacaxi e, por essa razão, ele é uma ótima opção para regularizar o funcionamento do intestino. É que as fibras, associadas à ingestão diária de boa quantidade de líquidos, formam e dão peso ao bolo fecal, facilitando seu trânsito no intestino e permitindo, assim, que ele seja eliminado mais facilmente. Elas ainda participam acelerando a digestão. É por essa razão que, junto com a bromelina, as fibras ajudam a diminuir a sensação de peso no estômago após ingerir alimentos em excesso.

Consultoria: Daniela Jobst, nutricionista da Clínica NutriJobst

LEIA TAMBÉM