Connect with us

O que você está procurando?

A doença de Alzheimer se caracteriza pela perda de funções cognitivas; é um problema relacionado ao envelhecimento, mas pode acometer pessoas mais jovens
- Imagem: Shutterstock Images

5 respostas sobre Alzheimer – Tire suas dúvidas!

A doença de Alzheimer se caracteriza pela perda de funções cognitivas; é um problema relacionado ao envelhecimento, mas pode acometer pessoas mais jovens

Embora as causas do Alzheimer ainda sejam desconhecidas, algumas de suas características já estão muito bem definidas. Uma delas é o fato da patologia se manifestar, sobretudo, em idosos. De acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), é exatamente por isso que a doença passou a ser conhecida – de forma equivocada – como “caduquice”.

Apesar de indivíduos na terceira idade apresentarem – muitas vezes – dificuldades motoras ou esquecimentos, não significa, necessariamente, que possuam a doença – que corresponde a lesões cerebrais.

Dia 21 de setembro é considerado o Dia Mundial do Alzheimer. Segundo dados do Instituto Alzheimer Brasil, hoje já são mais de 1,3 milhão de pessoas atingidas pela doença no Brasil.

Veja no vídeo a seguir 5 dúvidas sobre a doença:

O Alzheimer se caracteriza pelas perdas das funções cognitivas, ou seja, falhas de memória, orientação no tempo e espaço, atenção e linguagem. De acordo com a ABRAz, apesar da causa da doença ainda não ter sido descoberta, sabe-se que, para seu desenvolvimento, ocorrem algumas lesões no cérebro.

As duas principais seriam a formação da placa senis (alterações extracelulares), que bloqueiam a comunicação entre as células devido ao depósito de uma proteína chamada beta-amiloide; e dos emaranhados neurofibrilares, que levam à degeneração dos neurônios.

Leia também:

 

Cérebro: veja 9 dicas de como mantê-lo sempre saudável

A música pode deixar seu cérebro mais ágil. Entenda!

6 dicas eficientes para ter uma boa memória

 

Sem cura, com tratamento

“O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa cerebral que afeta uma região específica do cérebro, o hipocampo, que tem importantes conexões com áreas responsáveis pela dinâmica da memória e das emoções”, complementa o neurocirurgião Eduardo Barreto.

Apesar de não haver cura para a doença, existem diversas formas de tratamento que – juntas ou não – são capazes de aliviar os sintomas e até retardar o desenvolvimento da doença. “Existe tratamento para a patologia. Trata-se de cuidados multidisciplinares que incluem desde medicamentos até fisioterapia”, afirma o neurocirurgião.

De acordo com a ABRAz, além dos medicamentos, medidas como estímulos cognitivos, sociais e físicos, organização do ambiente – que favorece a qualidade de vida ao paciente –, e tratamentos específicos para problemas individuais – como o acompanhamento de diversos profissionais, como fonoaudiólogos e fisioterapeutas – auxiliam no bem-estar do portador de Alzheimer.

Consultoria: Eduardo Barreto, neurocirurgião 

Advertisement

Estilo de vida

Seus hábitos influenciam sua imunidade, por isso é fundamental manter uma rotina saudável. Que tal conferir 5 dicas para blindar o organismo? Confira!

Estilo de vida

Se você ainda não incluiu o abacate em seu cardápio, conheça os multibenefícios da fruta e corra para a feira!

Estilo de vida

Confira um top 5 de alimentos integrais, rico em melhorias para a qualidade da sua saúde. Entenda os benefícios que eles para o controle do colesterol.

Estilo de vida

A fibra é uma das responsáveis pelo bom funcionamento do organismo e é um ótimo aliado da boa forma. Isso porque ela faz com que a fome demore para voltar.

Estilo de vida

Com essas dicas fica fácil organizar um plano de estudos para a garotada ir superbem no colégio e não ter problemas com notas baixas. Confira!

Estilo de vida

Estômago protegido é sinal de organismo com todas suas funções em dia. Além disso, é a única forma de evitar problemas incômodos, como gastrite ou azia.

Estilo de vida

As frutas são ricas em vários s nutrientes indispensáveis para a saúde. Portanto, para manter suas qualidades, saiba como consumi-las e conservá-las.

Estilo de vida

O diabetes pode chegar sem que você perceba, porém manter a glicemia sob controle depende de você. Confira alguns alimentos que podem te ajudar nessa luta!