5 mitos e verdades sobre a depressão

A depressão é a doença mais incapacitante do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. Entretanto, ainda há diversas dúvidas sobre o mal do século 21

- FOTO: Shutterstock

Apesar de ser um dos transtornos mentais mais conhecidas pela população em geral e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença mais incapacitantes do mundo, ainda há diversas dúvidas sobre a depressão. A seguir, esclareceremos algumas dúvidas sobre a doença que causa tristeza profunda e pode ser fatal.

5 mitos e verdades sobre a depressão

FOTO: Shutterstock

Atualmente, as pessoas são mais deprimidas que no passado

VERDADE. Estudos epidemiológicos indicam que a incidência de depressão vem aumentando ao longo do tempo. Além disso, atualmente as pessoas têm mais acesso à informação do que no passado, o que pode estimular a busca de ajuda especializada e facilitar um diagnóstico.

Tristeza extrema e depressão são a mesma coisa

MITO. O termo depressão, na linguagem comum, costuma ser usado para designar tanto um estado afetivo normal (a tristeza), quanto a doença ou síndrome depressiva propriamente dita, embora se tratem de coisas diferentes. Os sentimentos de tristeza e alegria são universais e dão “colorido” à vida.

A tristeza é uma resposta humana comum às situações de perda, derrota e outras adversidades. Já o estado depressivo, como síndrome ou doença, é caracterizado não apenas por alterações do humor (tristeza, irritabilidade, apatia), mas também por uma gama de outros aspectos, incluindo alterações cognitivas (dificuldades de concentração e memorização), psicomotoras (sensação de lentidão) e nos ritmos biológicos (sono e apetite).

Alguns casos de depressão estão diretamente ligados à insatisfação (trabalho, relacionamentos, etc.)

VERDADE. Existe uma relação íntima entre as condições de trabalho, o reconhecimento social que ele tem e os sintomas depressivos. Dessa forma, o trabalho, assim como os relacionamentos, podem ser fatores de risco para o desenvolvimento da doença em pessoas suscetíveis.

Pessoas mais sensíveis ou “mimadas” tendem a sofrer com o mal

MITO. Isso não é necessariamente verdade. Sabe-se que a depressão não tem uma causa única, mas ocorre pela interação de fatores genéticos (que deixam o indivíduo vulnerável) com fatores ambientais. No caso de pessoas muito sensíveis, pode ser mais difícil o enfrentamento de situações que causam estresse emocional (desentendimentos, disputas, perdas, etc.) que, portanto, deixam-nas mais propensas ao mal. No entanto, essa característica, de forma isolada, é insuficiente para levar a um quadro depressivo.

Só os mais velhos sofrem de depressão.

MITO. A doença pode atingir indivíduos em qualquer idade ou fase da vida, de forma que mesmo crianças e adolescentes podem vir a tê-la.

 

LEIA TAMBÉM:

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência