Connect with us

O que você está procurando?

Episódios traumáticos, como assalto e morte de um ente, e dificuldades em entender e lidar com a vida são fatores que podem desencadear a depressão
- FOTO: Shutterstock.com

Eventos dolorosos e problemas não resolvidos podem desenvolver depressão

Episódios traumáticos, como assalto e morte de um ente, e dificuldades em entender e lidar com a vida são fatores que podem desencadear a depressão

Falando de questões práticas, que tipo de situação pode levar a um estado de depressão? “Pessoas que passam por situações de estresse prolongado ou que estão sujeitas a situações de tensão constante e violência são mais propensas a enfrentar esse transtorno”, explica a psicanalista Cristiane Vilaça. O psicólogo Bayard Galvão segue nessa mesma linha, apontando que acontecimentos intensos como assalto, estupro ou morte de um filho, por exemplo, podem colaborar para a chegada da depressão.

Eventos dolorosos e problemas não resolvidos podem desenvolver depressão

FOTO: Shutterstock.com

O especialista revela ainda as outras duas faces mais comuns das causas dessa doença. “Ela pode vir por conta de formas de entender e lidar com a vida, resultado de pensamentos do tipo ‘nada vale a pena’, ‘as pessoas são ruins ou egoístas demais’, ‘nenhum relacionamento dá certo’, ‘tudo dará errado’, ‘tudo de bom acaba’, ‘ninguém me ama’ e ‘sou chato e feio’”, aponta.

Sobrecarga

Ou então, de acordo com Bayard, pode decorrer do acúmulo de acontecimentos dolorosos de baixa ou média intensidade, como demissão, falta de dinheiro, trabalhar com o que não se gosta, solidão ou relações afetivas ruins.

Assim, é possível que tudo esteja relacionado a uma sobrecarga de problemas sem resolver. “Imaginemos que cada pessoa tem uma mochila que carrega todos os dias, e que os problemas da vida não resolvidos são tijolos que vão sendo colocados dentro dela. Uns aguentarão dez tijolos, outros cinquenta, mas todos têm seus limites. Aí, um dia, ao colocar o vigésimo tijolo, a pessoa cai exausta, dizendo: ‘foi pesado o último tijolo’, quando na realidade, foi apenas a ‘gota d’água’”, sintetiza o psicólogo.

 

LEIA TAMBÉM

 

Consultorias: Alex Machado; professor de psicologia da Faculdade Pitágoras de Linhares (ES); Bayard Galvão; psicólogo, hipnoterapeuta e palestrante; Cristiane Vilaça, psicanalista; Valéria Lopes da Silva, professora de psicologia da Faculdade Anhanguera de Anápolis (GO).

Texto: Victor Santos – Entrevistas: Ricardo Piccinato – Edição: Augusto Biason/Colaborador

Advertisement

Estilo de vida

Confira 5 dicas e atitudes do dia a dia que, se devidamente colocadas em prática, vão estimular e potencializar a sua concentração

Estilo de vida

O cérebro pode ou não ser multitarefa? Realizar muitas atividade simultaneamente e ter foco e concentração consiste num dos maiores desafios das pessoas

Estilo de vida

Os fitoterápicos são medicamentos com base naturais, ou seja, a matéria-prima vem de plantas e flores. Assim, eles apresentam menos contra-indicações.

Estilo de vida

Episódios dolorosos, genética, dificuldade em lidar com acontecimentos do dia a dia... Conheça as causas que levam à situação extrema da depressão

Estilo de vida

Para quem não gosta de beber suco espesso e acaba jogando fora o bagaço da couve, seguem algumas receitas para reaproveitar o ingrediente e ganhar saúde!

Estilo de vida

Produzido por meio de fermentação, o vinagre de maçã possui inúmeras propriedades benéficas para a saúde. Confira os 10 principais benefícios!

Estilo de vida

Selecionamos 5 dicas superúteis para estimular a sua concentração e aumentar seu foco – e você pode praticá-las a partir de hoje

Estilo de vida

O medo é uma das sensações mais primitivas do ser humano, que deixa o corpo em estado de alerta contra ameaças. Mas qual o papel do medo nos dias de hoje?