Cozinha saudável: 5 dicas para preservar os nutrientes dos alimentos

Alguns hábitos na cozinha podem reduzir os nutrientes dos alimentos. Veja como preservá-los e aproveite os benefícios de frutas, legumes e folhas!

- Foto Purestock.com

Alguns hábitos na cozinha podem reduzir os nutrientes dos alimentos. Por isso, para aproveitar melhor todos os benefícios de frutas, legumes e verduras, vale a pena apostar nas dicas a seguir!

mulher lavando tomates

Foto Purestock.com

1. Use as mãos

Em vez de picar legumes e verduras com a faca, que tal cortá-los com as próprias mãos? Esta ação promove a maior preservação dos nutrientes, de modo a colaborar muito mais com a saúde. “Independente de qual for a verdura, quando cortamos com as mãos e não com a faca, conservamos mais seus benefícios, pois o metal da faca oxida parte dos nutrientes do alimento, diminuindo a quantidade que vai para o organismo ao ingerir a verdura”, aconselha a nutricionista Luana Vasconcelos.

2. Descongelamento saudável

Para preservar a saúde do alimento e evitar possíveis contaminações, o indicado é retirá-lo do congelador (com ao menos 24 horas de antecedência do preparo) e deixá-lo em repouso na própria geladeira, dentro de um recipiente de plástico sobre uma das grades. Outra opção é utilizar o micro-ondas, que deve estar sempre bem higienizado e livre de quaisquer restos de alimentos que possam ter ficado lá dentro (de maneira a evitar a proliferação de fungos e bactérias).

3. Utensílios seguros

Após utilizar conchas, escumadeiras, espátulas e demais objetos para pegar os alimentos, não os deixe expostos à mesa com restos de alimentos; esta atitude também é prejudicial, já que, caso algum inseto passe por ali e o utensílio entre em contato com o prato novamente, a contaminação é certeira.

Saiba mais:

Como aproveitar a viagem sem escorregar na dieta?

Diet ou light: entenda esses e outros vocabulários da dieta!

Dos 20 aos 50 anos: os melhores alimentos para cada faixa etária

4. Evite alumínio

Quando em excesso na saúde, o metal pode resultar em alguns problemas. Por isso, o ideal é evitar panelas muito antigas feitas com esse material na hora de cozinhar, para que ele não seja incorporado à refeição. Embora a quantidade de alumínio liberada seja mínima, de acordo com o desgaste da panela, este fator pode variar. As panelas de vidro, por exemplo, são as mais indicadas quando se trata de preservar a qualidade do alimento e são ideais para a evitar o acúmulo e a proliferação de fungos e bactérias. Então, que tal aderir a essa ideia?

5. Guarde imediatamente as sobras

Quanto mais o alimento fica exposto fora da geladeira, maiores são as probabilidades de contaminação, ainda mais se não estiver bem tampado. Por isso, o ideal é, assim que a refeição estiver em temperatura morna (quase fria),  guardá-la em potes plásticos etiquetados com a data do cozimento.

 

Texto Paula Santana | Consultoria Luana Vasconcelos, nutricionista

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência